Viva Saudável

Programa de Saúde para o servidor começa pelo IPPUC

03/08/2017 11:52:00

Na segunda (7/8), quarta (9/8) e sexta-feira (11/8), das 8h30 às 12h, os funcionários do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) serão convidados a participar do Viva Saudável, ação integrada da Prefeitura para a promoção da saúde e prevenção de doenças no ambiente de trabalho.

“A ação surgiu a partir de uma solicitação que fizemos à Secretaria de Recursos Humanos com o objetivo de promover ações para a saúde dos servidores. O Ippuc será o piloto e na sequência o programa será estendido aos demais órgãos do município”, explica Silvia Jarenco Cherubin, da Coordenação de Recursos Humanos do Ippuc.

Nesses três dias haverá palestras e ginástica laboral para sensibilizar e incentivar a participação de todos em atividades saudáveis, bem como em escolhas que contribuam para a promoção da saúde, da qualidade de vida e do desenvolvimento pessoal.

O evento é exclusivo aos trabalhadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As inscrições para cada um dos dias (Módulos 1, 2 e 3) do evento devem ser feitas separadamente e estão disponíveis nos links:
Módulo 1, no dia 7 (http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/inscricao/43964); para o Módulo 2, no dia 9 (http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/inscricao/43965) e para o Módulo 3, no dia 11 (http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/inscricao/43966)

Perfil dos trabalhadores

No corpo funcional do Ippuc considerando ambos os sexos, 84% encontram-se na faixa etária de 41 a 65 anos, entre servidores de carreira e comissionados que atuam na instituição. Nesta faixa de idades há 94 mulheres e 94 homens.

Os exames periódicos feitos pela Medicina Ocupacional do Departamento de Saúde Ocupacional da SMRH apontam que 16% dos servidores foram diagnosticados com doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (CID E), sendo que na distribuição por gênero, esta patologia atingiu 16% das pessoas do gênero feminino e 17% do gênero masculino. Além disso, 10% dos servidores foram diagnosticados com doenças do aparelho circulatório (CID I) entre os quais 10% mulheres e 11% homens. Outros 7 % dos servidores foram diagnosticados em outras patologias. Os diagnósticos seguem a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), sendo cada patologia tem um enquadramento específico.

A partir do perfil dos trabalhadores é que o  programa Viva Saudável foi montado, com a seleção das áreas e respectivos temas a serem abordados na fase inicial da intervenção: hipertensão, diabetes, obesidade, câncer de próstata/mama/útero, envelhecimento saudável, estímulo à realização de atividades físicas, segurança alimentar e stress no trânsito.

O Viva Saudável é uma ação integrada da Prefeitura organizada pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) em conjunto com o Instituto Curitiba de Saúde (ICS), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELj), a Secretaria Municipal do Abastecimento (SMAB), o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e a Setran.