Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Professores, estudantes e comunidade ganham laboratório de inovação

09/11/2018 10:22:00

Impressora 3D, kits de robótica e de programação, chromebooks (computadores rápidos), óculos de realidade virtual. Essas e outras inovações fazem parte do Laboratório Pedagógico de Inovação, o Lapi, inaugurado pelo prefeito Rafael Greca nesta quinta-feira (8/11), na sede da Secretaria Municipal da Educação, no Edifício Delta, no Alto da Glória.

“A tecnologia só vale quando ela se transforma em processo social. O que não se compartilha, se perde. Nossa visão é compartilharmos todos os bens da nossa sociedade tecnológica com os curitibinhas. É a ideia de uma cidade generosa que dissemina a informação para todos”, declarou o prefeito.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, citou os investimentos feitos na área. Neste ano, foram investidos R$ 15 milhões em tecnologia educacional, equipamentos de informática, kits de robótica, impressoras 3D, conectividade, sistemas informatizados, entre outros recursos destinados ao uso administrativo e educacional. “Nossas ações são impulsionadas diariamente pelo nosso líder Rafael Greca, que nos dá lições de inovação”, disse a secretária. “Além de investir em recursos tecnológicos, investimos na formação dos profissionais, para que apliquem tudo isso no dia a dia da escola”, frisou Maria Sílvia. “Este é um lugar para se viver a inovação”, completou.

Para a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich, foi um momento memorável. “É imensa nossa alegria de termos este espaço tão sonhado”, disse Estela.

Oficina de criatividade

Concebido num modelo inédito, esse é o décimo espaço maker da cidade e funcionará como oficina de criatividade e criação de protótipos. Ele vai beneficiar principalmente os servidores da Educação e os estudantes da Regional Matriz.

Alinhado ao conceito do Vale do Pinhão e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, o novo laboratório também é aberto à comunidade e tem como objetivo tornar-se um centro de formação e de pesquisa e referência em educação inovadora.

Além do Laboratório Pedagógico de Inovação, desde o início deste ano já foram inaugurados nove Faróis do Saber e Inovação, com impressoras 3D. As unidades podem ser utilizadas tanto por estudantes quanto pela comunidade.

Já foram entregues à população as unidades Dona Pompília (Tatuquara); Rubem Braga (junto à Escola Municipal Rio Negro, no Sítio Cercado); Dante Alighieri (junto à Escola Vinhedos, em Santa Felicidade); Mário Quintana, junto à Escola Municipal Wenceslau Braz, no bairro Boqueirão; Fernando Amaro de Miranda, da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado, na CIC; Herbert José de Souza, da Escola Municipal Marumbi (bairro Cajuru); Manuel Bandeira, da Escola Municipal Herley Mehl (Pilarzinho); Rocha Pombo, da Escola Papa João XXIII (Portão); e José de Alencar, da Escola São Mateus do Sul (Pinheirinho).

Vale do Pinhão

A Prefeitura tem nos Faróis do Saber e Inovação o investimento em projetos, pesquisas, ideias e protagonismo. Os principais elementos destes polos de disseminação da cultura maker são a criação, colaboração, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, que testam conhecimentos e habilidades que incorporam o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade. “Vamos lançar um caderno pedagógico sobre o trabalho desenvolvidos nos faróis”, adiantou Maria Sílvia.

Presenças

Também participaram o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o superintendente Executivo da Secretaria da Educação, Oséias Santos de Oliveira, e a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute; o diretor do Museu da Escola, Cláudio Ogliari, da Secretaria de Estado da Educação; a diretora pedagógica da Positivo Tecnologia, Regina Silva; a representante do GRPCom, Ana Gabriela Simões; o vereador Pier Petruzziello, chefes dos Núcleos Regionais da Educação e diretores de departamentos da secretaria.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484