Curitibinhas

Professores debatem aprendizagem na primeira infância

06/11/2018 15:26:00

Conhecer-se, conviver, explorar, expressar, participar, brincar, conviver. O universo e as aprendizagens da criança são construídos com base nessas ações, que estão em debate no 12º Seminário e 2º Fórum Municipal de Educação Infantil e V Circuito de Ação Dramática na Pequena Infância, realizados pela Secretaria Municipal da Educação até sexta-feira (9/11).

A abertura dos eventos foi realizada nesta terça-feira (6/11) pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, no Canal da Música. "Estes eventos convergem para pensarmos a criança como protagonista de suas ações. Ela brinca para conhecer e compreender o mundo adulto, que enfrentará depois. E para isso ela precisa de recursos intelectuais e emocionais que aprende durante o crescimento”, disse.

A programação desta terça-feira incluiu uma apresentação do grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná, o Dancep, a palestra Criança em ação: pelos direitos de brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se” com a pedagoga Maria Carmen Silveira Barbosa, pós-doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de uma apresentação das “bruxas” contadoras de histórias da rede municipal de ensino. Os eventos também contam com diálogos entre os profissionais da rede, mesas redondas, exposições e oficinas.

A rede municipal de ensino tem 30,3 mil crianças nos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e mais 8,8 mil nos 74 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.

Veja mais informações sobre os eventos