Torneio nacional

Professor municipal é escolhido melhor técnico de robótica do Brasil

19/03/2017 19:34:00

O professor José Ricardo Dolenga Coelho, da Escola Municipal São Miguel, do Fazendinha, foi escolhido o melhor técnico das equipes de robótica do Torneio Nacional de Robótica FLL (First Lego League), realizado em Brasília neste fim de semana (17 a 19/3).

No total, participaram 74 times de escolas públicas e particulares de todo o país, com alunos do 6º ao 9º ano. “Foi uma surpresa”, disse ele. “Havia bons técnicos de todo o Brasil."

Os critérios para escolha foi o trabalho de envolvimento dos alunos nas fases de pesquisa e planejamento do projeto de robótica, construção do robô e desempenho dele na arena de disputa, explicou Coelho.

Licenciado em Matemática e há cinco anos na rede pública municipal, o professor lidera a equipe Fusion Robôs, cujo robô Glória desempenhou 13 tipos de funções na disputa, como pegar comida na geladeira e entregá-la a animais e levar um porco até um curral.

O projeto desenvolvido pela escola São Miguel inclui também um aplicativo para facilitar a adoção de animais, chamado Helpdog.

Curitiba participou do torneio com duas equipes, numa delegação total de 21 pessoas. A outra escola participante foi a Prefeito Omar Sabbag, cuja equipe Cyber Rex participou do torneio com  o Sensor Cyber Dog para auxiliar cães-guia a driblar obstáculos. (Clique aqui e saiba mais sobre os projetos.)