Primeira turma do novo Programa Bom Negócio recebe certificados

21/12/2017 12:10:00

Onze empreendedores de Curitiba receberam, na quarta-feira (20/12), o certificado de conclusão do curso do programa Bom Negócio. Durante quatro semanas, microempreendedores individuais (MEIs), microempresários e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio foram orientados e capacitados em gestão e empreendedorismo. Paralisado pela administração anterior da Prefeitura, o programa foi reformulado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e tem parceria com a Unicesumar.

“O Bom Negócio retornou mais moderno, com aulas presenciais e a distância gratuitas para capacitar e orientar sobre os desafios enfrentados pelos empreendedores”, salientou o diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Tiago Francisco da Silva, na cerimônia de entrega dos certificados. Ele lembrou ainda que, entre novembro e dezembro, os alunos foram capacitados por profissionais especializados em gestões de negócios, marketing, comercial, financeira e estratégica e de Pessoas. As aulas presenciais ocorreram no espaço de eventos do Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba.

O diretor da Agência Curitiba prevê que, ainda no primeiro semestre de 2018, deverá ser anunciada a próxima turma do Bom Negócio. “No começo do próximo ano, nossa equipe vai se reunir com a Unicesumar para avaliar esta primeira turma e o programa para fazermos os ajustes necessários”, acrescentou Tiago.

A diretora da Unicesumar, Cristiane Mello David, parabenizou os participantes da primeira turma do novo Bom Negócio e lembrou a eles que a capacitação deve ser contínua. “O aprendizado precisa ser permanente. O mercado hoje muda muito rápido e quem não estiver preparado e continuamente se reciclando terá dificuldades em manter o seu negócio”, orientou a professora e diretora da instituição de ensino a distância.

Primeiro lugar

Durante a cerimônia, o melhor aluno do curso recebeu uma bolsa de estudos integral da Unicesumar. “Estou muito feliz de receber este reconhecimento e agora vou decidir o curso que vou fazer”, comemorou a microempreendedora individual Daniele Marilia Gomes Martins, 32 anos, que conquistou o primeiro lugar.

Dona de uma produtora de vídeo e apresentadora de um programa de moda, Daniele afirmou que participar do programa da Prefeitura foi muito importante, pois ajudará no crescimento de seu negócio em 2018. “Nunca fiz planejamento financeiro e comercial, mas agora vou aplicar tudo o que aprendi para poder crescer e ter rentabilidade”, afirmou a jovem, que em seu programa de moda na internet se apresenta como Dany Angel.

A paixão pela costura motivou Sibeli Maria Taner Ferreira, 34 anos, a abrir seu ateliê, há cinco anos, na Cidade Industrial. Especializada na confecção de uniformes, ela sempre dominou o ofício, mas desde o começo do negócio sentia dificuldade em gerenciar o fluxo de caixa e planejar o crescimento. “Por isso, decidi participar do programa da Prefeitura. Agora me sinto preparada para administrar melhor meu ateliê, além de ter aprendido estratégias de marketing para conhecer melhor meu cliente”, garantiu ela, que ficou em terceiro lugar no curso e recebeu um kit da Unicesumar.

Também receberam certificados de conclusão do Bom Negócio: Alline dos Santos de Carvalho, Edgar Quinones Nunez, Fernando Antônio Marsicano, Luis Carlos Soares Nunes, Maria de Lourdes Baquet Vilar, Matheus Germano Lara,  Talita de Souza e Eduardo Casagrande de Brito, que ficou em segundo lugar no curso e também recebeu um kit da Unicesumar.