Curtiba 324 anos

Prevenção e capacitação são pilares da política contra as drogas

27/03/2017 17:49:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sonora: Rafael Greca

A nova política pública de combate às drogas da Prefeitura foi apresentada oficialmente nesta segunda-feira (27), em solenidade no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 324 anos de Curitiba. O prefeito Rafael Greca fez a abertura da solenidade e destacou a importância do combate e prevenção às drogas.

“A questão de uma cidade saudável, uma cidade que valoriza a vida, passa por uma política de prevenção contra este flagelo moderno que é a indústria da morte, da destruição, que deriva do tráfico de drogas”, afirmou o prefeito.

Desde janeiro, o departamento de Políticas Públicas sobre Drogas voltou para a estrutura da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Até o ano passado o departamento era vinculado à Secretaria Municipal da Saúde e tinha outra forma de atuação.

“Temos a consciência do grande desafio que é a prevenção, a repressão e o tratamento contra as drogas, que têm relação direta com a violência e com os problemas de segurança pública nas cidades”, disse o secretário de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski.

O diretor do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, Elcio Felipe Fuscolim, explicou que serão dois grandes eixos de atuação: a capacitação e prevenção. “Estamos constituindo uma equipe qualificada. Teremos uma responsabilidade dividida, se nós não tivermos unidos para enfrentar este assunto não teremos sucesso”, explicou Fuscolim.

Uma das principais mudanças será o trabalho intersetorial que envolverá as secretarias da Prefeitura, os governos estadual e federal, entidades privadas, sociedade civil organizada e organizações não governamentais (ONGs). O departamento também seguirá as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas do governo federal.

Várias parcerias já estão em andamento com a Guarda Municipal e as secretariais municipais da Saúde, Educação e do Esporte, Lazer e Juventude e a Fundação de Ação Social (FAS). Os projetos Viva Jovem, Proerd e #VIVA, relacionados ao tema, estão em desenvolvimento.

O departamento terá projetos específicos para tratar o assunto de combate e prevenção de drogas com alunos das escolas desde os 8 aos 14 anos de idade. Também haverá projetos para a faixa etária dos 15 aos 29 anos. Outra atuação será com a redução de oferta de drogas, ou seja, o combate ao tráfico.

Para o prefeito, o trabalho que será feito pelo departamento de Políticas Públicas sobre Drogas vai trazer bons frutos para toda a sociedade. “Vamos tomar nas mãos esta ideia feliz, de uma cidade para o bem, para a vida. Uma cidade com baladas protegidas, onde moças e rapazes possam ser protagonistas. Que venha a vida em plenitude para a nossa amada Curitiba”, definiu o prefeito.

Também participaram da solenidade o presidente da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto, o diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, o deputado federal Luciano Pizzatto, a vereadora Fabiane Rosa e lideranças comunitárias.

Todo o evento foi fotografado pelos jovens que participam do Viva Jovem, projeto do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas que oferece cursos profissionalizantes gratuitos.