Memória

Preservação de viaturas históricas do Corpo de Bombeiros é discutida

12/10/2018 09:00:00

O prefeito Rafael Greca se reuniu, nesta quinta-feira (11/10), com o tenente coronel Samuel Prestes, comandante do 1º grupamento do Corpo de Bombeiros, para discutir a possibilidade de preservação das viaturas históricas do Corpo de Bombeiros, por meio de leis de mecenato e de incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

As viaturas, datadas de 1909, 1912, 1929, são antigos carros ingleses Merry Weather, com pneus maciços e sinos de bronze. Há também uma outra viatura, de 1950. “São viaturas que encantam a população sempre que desfilam”, disse o prefeito Rafael Greca.

Na ocasião também foi estabelecida uma parceria para que as crianças da rede municipal de ensino visitem o Corpo de Bombeiros para uma aula histórica sobre a corporação. “É uma aula motivacional para despertar também a vocação de meninas e meninos para salvar e resgatar vidas, para despertar o amor dos curitibinhas para essa corporação que é um dos orgulhos de Curitiba e do Paraná”, disse Greca.

O prefeito lembrou a história dos bombeiros, na cidade, que começou com o trabalho voluntário de funcionários da cervejaria da Sociedade Teuto-Brasileira de Operários. “O sinal do combate ao fogo era feito com o sino da igreja alemã do Bom Jesus e usavam as carroças das cervejarias. Depois o Corpo de Bombeiros foi criado em 8 de outubro de 1912”, recorda. O primeiro quartel era localizado onde hoje é a Biblioteca Pública. Funcionou nesse local até 1950, quando foi demolido para dar origem à rua Cândido Lopez. Hoje funciona na rua Nunes Machado.