Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vistoria nos bairros

"Presença do prefeito regula qualidade dos serviços", diz Greca em visita ao Cajuru

17/02/2017 17:33:00

O prefeito Rafael Greca vistoriou obras e serviços na Regional Cajuru nesta sexta-feira (17). “A presença do prefeito regula a qualidade dos serviços”, disse Greca. “E nós precisamos nos empenhar em servir cada vez melhor o povo curitibano.”

Fazem parte da Regional os bairros do Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba, que juntos têm uma população de aproximadamente 232 mil pessoas.

A região é palco de algumas obras importantes que estão em andamento e precisam de ajustes. Além disso, ela tem uma demanda grande por manutenção e algumas questões que precisam de estudos mais detalhados para serem tocadas.

De olho na manutenção
Na manutenção das vias, por exemplo, o prefeito passou por ruas onde estão sendo feitas operações tapa-buraco e de limpeza de bocas de lobo. “Pegamos a cidade zerada em número de equipes que fazem este trabalho”, lembrou o prefeito. “Já contratamos 88 e vamos voltar a ter o número de equipes que tínhamos quando Curitiba funcionava direito.”

Na rua Atílio Piloto, que cruza a linha férrea, marginal à Linha Verde, Greca determinou que seja encaminhado um projeto para construção de uma passarela no local.

Segundo o administrador regional do Cajuru, Marcio José Nunes, trata-se de uma demanda antiga da população. Muitas crianças que estudam na escola da Vila Marumby moram do outro lado da linha férrea.

O local vai ganhar ainda mais movimento com a inauguração em breve de um supermercado. "Precisamos resolver isso aqui”, disse o prefeito. “A turma do Ippuc vai estudar a alocação dessa passarela, que vai unir a escola com o bairro onde as crianças moram.”

 

Sol Nascente
Ao lado de questões pontuais, o prefeito deu atenção especial a um projeto de maior envergadura, abrangendo a região do Parque do Centenário da Imigração Japonesa e seu entorno.

O local deverá futuramente se chamar Parque do Sol Nascente, mantendo a alusão à homenagem inicial ao povo japonês. Segundo o prefeito, é preciso estudar melhor qual a melhor vocação para uso do prédio no local.

A ideia é que haja também um complexo de educação – que também deverá se chamar Sol Nascente – com creches (CMEIs) e escolas municipal e estadual.

No conjunto educacional dentro da área de influência do parque, no Bolsão Audi/União, estão os CMEIs União Ferroviária I e II. Ali já há também um terreno reservado para a escola estadual.

As obras da creche União Ferroviária II estão avançadas e a previsão de entrega é para o mês de abril. A unidade terá capacidade para atender a 200 crianças. Já os trabalhos no CMEI União Ferroviária I estão na fase de fundação da edificação. Nesta creche, que contará com berçário, o atendimento será para até 150 crianças de zero a três anos.

Próximo dessas estruturas também está o CMEI Dona Ruth Cardoso, visitado pelo prefeito nesta sexta, e que atende a 260 crianças. Em frente à unidade existe o Portal do Futuro, com piscina, salas multiuso e quadra coberta, que deverá ser integrado à creche por orientação do prefeito. O equipamento é do município construído a partir de um projeto feito pelo Estado.
 

Acrópole

Outro grande projeto que está sendo tocado no Cajuru é a urbanização e reassentamento de famílias da Vila Acrópole, no qual cerca de 1.000 famílias foram realocadas. O prefeito vistoriou uma obra de drenagem que está sendo feita no local.

 

Equipe

A visita do prefeito contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Obras, Eduardo Pimentel; dos secretários Luiz Fernando Jamur (Governo) e Sergio Tocchio (Meio Ambiente), do presidente da Cohab, José Lupion Neto, dos vereadores Pier Petruzziello e Serginho do Posto; do administrador regional Cajuru, Marcio José Nunes, além de outros servidores e técnicos da prefeitura.

Para o vice-prefeito Eduardo Pimentel, a presença da equipe nos bairros é fundamental para dar atenção adequada às demandas da população e garantir o bom andamento das obras e serviços. “Não se faz gestão pública sem gastar sola de sapato.”

Já o presidente da Câmara Municipal, o vereador Serginho do Posto, destacou a importância da retomada dos serviços de manutenção da cidade. “Essa área não teve atenção especial nos últimos anos, o que gerou um custo muito grande para a cidade em medidas corretivas”, disse ele. “Prevenção constante faz com que o custo para o município seja menor e que as pessoas percebam que a cidade está sendo bem cuidada.” 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484