Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cidade que melhora

Prefeitura vai transformar 1/3 das ruas de saibro em asfalto

23/11/2017 09:14:00

A Prefeitura de Curitiba vai transformar 100 quilômetros de ruas de saibro em asfalto em obras que serão viabilizadas por meio de financiamentos com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil que somam R$ 120 milhões (metade com cada banco).

A ação contempla o trecho remanescente de saibro na malha viária da capital. Curitiba tem 4.515 km de ruas, dos quais 275 km ainda são do pavimento primário (uma estrutura mais precária), que se localizam principalmente em loteamentos e áreas de interesse social.

Com a ação, 36% – ou pouco mais de um terço do total – terão a estrutura melhorada, oferecendo condições mais adequadas de trânsito.

O financiamento com a Caixa já havia sido anunciado pelo prefeito Rafael Greca no início do mês, quando o presidente do banco, Gilberto Occhi, compareceu a uma cerimônia de liberação de outros financiamentos para Curitiba e confirmou o crédito para este programa.

O crédito com o Banco do Brasil foi viabilizado posteriormente.

Encaminhamento
O projeto de lei necessário para o trâmite dos financiamentos foi enviado na semana passada para apreciação da Câmara Municipal, que precisa autorizar as operações.

Uma vez aprovada pelos vereadores, os processos serão concluídos com os bancos. A estimativa é que as obras comecem a ser desenvolvidas no ano que vem. As vias estão sendo definidas em conjunto pelas administrações regionais da cidade e Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), levando em conta o volume de tráfego das ruas, o transporte coletivo e a existência de equipamentos públicos (como escolas e hospitais).

Sem Plano, não dava
Na mensagem enviada aos vereadores, o prefeito Rafael Greca destacou que as operações de crédito só foram possíveis em decorrência da aprovação e implementação do Plano de Recuperação de Curitiba.

“Com o ajuste fiscal que está colocando as contas em dia, o município ganha fôlego para contrair os financiamentos necessários para realizar as obras que o município precisa”, destaca o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

“O objetivo é garantir mais qualidade de vida à população e humanizar os espaços públicos, garantindo acessibilidade, mobiliário e equipamentos urbanos, para que os cidadãos possam utilizá-los com segurança, conforto e autonomia”, afirmou o prefeito. “É preciso assegurar a equidade no uso dos espaços públicos a pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas individuais, condutores e usuários do transporte coletivo.”

Clique aqui e veja o já foi feito este ano na manutenção das vias.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484