Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Retirada das torres

Prefeitura vai estudar melhor uso para canteiro da Avenida Comendador Franco

09/11/2017 14:34:00

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa acompanharam, nesta quinta-feira (08/11), o início das obras de retirada das torres de energia da Avenida Comendador Franco, mais conhecida como Avenida das Torres. A obra, feita pela Copel, será acompanhada pela Prefeitura de Curitiba, que irá estudar futuros usos para o canteiro central da avenida.

Além da retirada das torres, a Copel vai implantar uma linha subterrânea mais eficiente. O investimento nas obras é de R$ 157 milhões e a previsão de conclusão é para abril de 2019. A antiga rede de 69 kV (mil volts) será substituída por uma nova com capacidade de 230 kV (mil volts).

O prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, lembrou que as obras da Copel vão ajudar a melhorar a mobilidade na Avenida Comendador Franco. “Agora vamos pensar, junto com o Ippuc, qual será melhor uso para o espaço livre que teremos no canteiro central da avenida”, disse Greca.

Uma das possibilidades adiantadas pelo prefeito é transformar o espaço num corredor de transporte, que poderá até ser com um novo modal, como VLT (veículo leve sobre trilhos) ou VLP (veículo leve sobre pneus). Isto tudo, no entanto, será estudado a partir de agora a medida que as obras avancem.

“A cidade vai ganhar muito com esta obra da Copel. Esse é mais um exemplo do bem que faz a Curitiba a parceria com o governador Beto Richa”, definiu o prefeito. A obra será feita desde o Jardim Botânico até o Uberaba, com a retirada de 25 torres de transmissão e 20 superpostes.

“Esta obra é mais um exemplo da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Quem sai ganhando é a população, que terá uma rede nova de energia, mais potente. Além disso, as obras vão possibilitar melhorar a mobilidade em toda esta região”, afirmou o governador Beto Richa.

O presidente da Copel, Antonio Guetter, explicou que a nova linha subterrânea foi a melhor solução encontrada para a Avenida Comendador Franco. “É uma honra para Copel participar deste momento histórico de Curitiba. Esta solução é a que mais vai beneficiar esta região”, disse.

Trânsito

A retirada das torres será feita em um horário especial, das 9h às 16h, para não gerar muito congestionamento na Avenida Comendador Franco. Uma das pistas precisará ser bloqueada conforme o andamento da obra. Sempre um trecho de 50 metros será interditado para retirada das torres. Agentes da Setran vão acompanhar os trabalhos.  

Presenças

Também participaram da solenidade, a secretária de estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o vice-prefeito e Secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, o secretário de estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon (Toninho da Farmácia), o administrador regional do Cajuru, Márcio Nunes, o diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, o presidente da Câmara, vereador Serginho do Posto, os vereadores Thiago Ferro, Helio Wirbiski, Beto Moraes e Bruno Pessuti, a ex-governadora Emília Belinati, e o ex-governador Orlando Pessuti. 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484