Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Resgate social

Prefeitura vai apoiar programa de recuperação de dependentes químicos

19/04/2018 18:04:00

O prefeito Rafael Greca conheceu, nesta quinta-feira (19/4), o projeto Cristolândia da Igreja Batista, um programa permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos.

“Iniciativas como este projeto são muito importantes, pois se unem às ações do município para o regaste da cidadania das pessoas em situação de risco”, salientou Greca, que se comprometeu a apoiar o programa que começou a atuar há dois meses em Curitiba.  

O pastor Paschoal Piragine, presidente da Primeira Igreja Batista de Curitiba, explicou que o Cristolândia está, neste momento, em uma fase inicial de atuação na capital.

“Estamos fazendo uma abordagem social para sensibilizar os dependentes químicos e convidá-los a entrar no projeto”, explicou ele. O religioso lembrou que o nome da iniciativa é uma referência à Cracolândia de São Paulo, onde inclusive o projeto teve início há 9 anos.

O pastor Daniel Eiras, coordenador do Cristolândia em Curitiba, disse que a ação dos voluntários, nesta primeira fase, está sendo realizada nas regiões do Parolin, Capanema e Vila das Torres.

“Nas etapas seguintes, que preveem acolhida e capacitação profissional, iniciaremos um trabalho de reinserção social e familiar”, antecipou ele.

Participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o secretário municipal de governo, Luiz Fernando Jamur; a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Elenice Malzoni; a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal; o coordenador de Resgate Social da FAS, Anderson Walter; o assessor da Prefeitura, Fernando Klinger; a diretora do Departamento de Educação Alimentar da Smab, Débora Raquel Ribas Sugai; o diretor do Departamento de Abastecimento da Smab, José Carlos Koneski; o presidente Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), Mario Shiguemitu Yamasaki; e a gerente de Práticas Alimentares da Smab, Ana Valéria de Almeida Carli.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484