2 anos de trabalho

Prefeitura tem mais profissionais para cuidar da manutenção urbana

24/12/2018 09:20:00

Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, a Secretaria do Governo Municipal fez da manutenção urbana uma prioridade. Para isso, já em 2017, ampliou as equipes de trabalho de 93 para 123 profissionais, que cuidam de calçadas e ruas com roçada e paisagismo, operação tapa-buraco, drenagem, limpeza de bocas-de-lobo, desobstrução de galerias.

Só em intervenções de roçada e paisagismo, foram renovados 34,2 milhões de metros quadrados nos espaços públicos nestes dois anos. Para a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, as equipes recuperaram o pavimento de 5,2 mil km de ruas e avenidas. Em ações contra enchentes, foram desobstruídos 455 mil metros cúbicos de galerias de águas pluviais.

Atendimento à população

A modernização da Central 156, para que seja acessível por aplicativos em smartphones e tablets, faz parte dos investimentos da Secretaria do Governo. Por esse canal aberto ao cidadão, foram feitos 908 mil atendimentos, cerca de 3 mil por dia em 2018, com a aprovação dos serviços por 94% da população.

As solicitações de maior demanda, nesses dois anos de gestão, dizem respeito à coleta de resíduos vegetais e restos de construção e pedidos de informações de itinerários de ônibus.

Requalificação dos espaços de atendimento

Com o suporte da Secretaria do Governo Municipal, a Prefeitura também avançou, neste ano, no plano de requalificação dos espaços públicos de atendimento à população, com a limpeza dos telhados das Ruas da Cidadania de Santa Felicidade e Pinheirinho, e programação das demais.

As intervenções nas Ruas da Cidadania também contemplaram a acessibilidade, com a reforma dos banheiros da Rua da Matriz e a elaboração de projetos de rampas acessíveis, manutenção de tubulações de prevenção de incêndios, de sistemas elétricos e hidráulicos, consertos de infiltrações.

Gestão democrática

Em 2018, o prefeito Rafael Greca e o secretário do Governo, Luiz Fernando Jamur, fizeram 714 reuniões com entidades de classe, sindicatos, representantes dos poderes Legislativo e Judiciário; autoridades internacionais, associações comunitárias.

Nas reuniões do Fala Curitiba, nas dez administrações regionais, a população pode definir as demandas prioritárias que deseja para o atendimento pela Prefeitura.

Ações nas regionais

Em cada uma das dez Administrações Regionais foram realizadas diversas ações de reforço dos serviços prestados pelo município, tanto na manutenção e recuperação urbana, como também nas áreas da segurança, acolhimento, saúde, educação ambiental, abastecimento, entre outras, demandadas da Prefeitura.

Transparência e respeito

Os avanços na melhoria do atendimento privilegiaram neste ano a humanização dos serviços públicos com linguagem acessível, clara e objetiva; a atualização da base cadastral dos usuários; a transparência com a abertura para que o cidadão acompanhe os protocolos e visualize os trâmites de sua solicitação e a valorização do trabalho dos coordenadores e dos responsáveis pelo serviço.

O Governo Municipal também dá suporte permanente às iniciativas pela inclusão e igualdade entre os cidadãos e ao debate e compartilhamento das ações públicas necessários ao cumprimento do Plano de Desenvolvimento proposto para a gestão.

É um processo que integra os poderes Executivo e Legislativo e os diversos canais de serviços públicos municipais coordenados pela SGM.

Redação oficial

O setor de Redação Oficial, que atende o Gabinete do Prefeito e a Secretaria do Governo, mantém um trabalho de treinamentos, seminários e palestras, por intermédio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Em 2018, foram realizados 2 Seminários e 5 Capacitações da equipe responsável pela Redação Oficial.

Junta do Serviço Militar

A implantação do Sistema de Alistamento Militar Obrigatório Online tornou o procedimento mais ágil. Foram realizados 13.192 alistamentos on-line e 3.763 presenciais nas três Juntas de Serviço Militar (JSMs). Foi investido na otimização do sistema de comunicação entre os jovens e as JSMs, com a intensificação do uso de e-mail, SMS e WhatsApp.