Unidades contratadas

Prefeitura repassa R$ 3,8 milhões por mês para Centros de Educação Infantil

15/02/2017 12:24:00

Além dos 206 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches da Prefeitura, a Secretaria Municipal da Educação tem parceria com 74 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados para o atendimento às crianças de zero a cinco anos. As unidades atendem 9.860 meninos e meninas e recebem, mensalmente, R$ 3,8 milhões, conforme definido em contrato individual com cada instituição.

Ao longo do ano, o repasse chega a R$ 45,6 milhões. O valor destinado a cada unidade varia conforme a faixa etária das crianças.

“Temos um compromisso com o atendimento das crianças e nosso papel é articular um trabalho voltado à qualidade das demandas que tratam de práticas pedagógicas, bem-estar, cuidado e formação nos espaços de desenvolvimento infantil”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, na primeira reunião do ano com os representantes das instituições contratadas. “A parceria com as unidades contratadas é uma forma de ampliar o atendimento à criança, seguindo os mesmos princípios estabelecidos na rede: sustentabilidade, desenvolvimento profissional e equidade”, completou.

Uma equipe do Departamento de Educação Infantil atua diretamente na formação, na supervisão e no acompanhamento das práticas das unidades contratadas. Elas ainda podem contar com a assessoria técnica para facilitar os trâmites contratuais.

O superintendente executivo da secretaria, Oséias Santos de Oliveira, apresentou dados financeiros da atual da gestão e reforçou que, mesmo com a adoção de medidas para reduzir custos, uma das primeiras ações foi a efetivação do pagamento dos CEIs para garantir o início do ano letivo. “Nossa intenção é trabalhar com toda transparência dos recursos, buscando sempre a articulação mais sustentável das demandas sem preterir o atendimento das crianças nestes espaços. O momento requer cautela e parceria para que possamos atender às necessidades de todos na garantia da educação de qualidade”, afirmou.

Diálogo

Para a Irmã Anete Giordani, da Associação de Entidades Comunitárias de Educação Infantil e Serviços Sociais Educativos (Accei), esses encontros sinalizam para uma boa relação entre a Secretaria da Educação e unidades contratadas.

“Teremos um avanço nessa relação de diálogo. Com isso, reforçamos ainda mais o amor pela infância e a certeza da diferença que podemos fazer na vida de cada uma das famílias atendidas”, destacou.