Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Inclusão

Prefeitura recebe selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

08/10/2015 16:05:00
principal
  • miniatura

A Prefeitura de Curitiba foi premiada com o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que está em sua quinta edição e é coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. A cerimônia de entrega do Selo acontecerá no dia 24 de novembro, em Brasília.

O programa Pró-Equidade foi criado em 2006. A Prefeitura de Curitiba aderiu ao programa na quarta edição, com 12 secretarias, e nesta quinta edição contou com a participação de todas as secretarias e órgãos municipais e dois sindicatos de classe dos servidores públicos municipais.

No âmbito do município o programa é gerenciado pelo Comitê Intersetorial do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça e tem a coordenação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

“Este prêmio é fruto do esforço, empenho, conscientização do pessoal da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e de todos os servidores da Prefeitura de Curitiba”, declara a vice-prefeita e Secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Para concorrer ao selo, o Comitê realizou 80% das metas estabelecidas no programa. Entre outras ações, reuniu-se em março com servidores e servidoras para capacitação sobre linguagem inclusiva e comportamento atitudinal e realizou 10 palestras sobre linguagem afirmativa para todas as secretarias, nas regionais administrativas.

Em junho foi realizado o 4º Seminário Pró-Equidade de Gênero e Raça na Prefeitura de Curitiba, que contou com a presença de 125 servidores e servidoras, no Salão de Atos do Parque Barigui. Além disso, foram feitos três outros seminários sobre prevenção ao assédio moral em dois anos de programa, com a participação de profissionais da área de saúde ocupacional e da área do direito.

Outra ação foi o lançamento, pela Secretaria do Trabalho e Emprego, de uma cartilha sobre como identificar o assédio moral no ambiente de trabalho.

A questão da equidade também teve ampla divulgação por meio de material impresso e nas mídias sociais. O Comitê lançou, por exemplo, um folheto sobre preconceito racial no ambiente de trabalho. O objetivo é informar sobre as características étnico-raciais que definem a população brasileira e como agir em caso de racismo institucional.

O material foi publicado na página da Prefeitura no Facebook, atingindo 9,4 mil acessos em um mês. 

Leia Mais
Nenhuma notícia associada.

Leia mais notícias sobre  Ação Social

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484