Prefeitura realiza encontros mensais para debater ciclomobilidade na cidade

26/04/2016 16:00:00

A Prefeitura de Curitiba segue incentivando a ciclomobilidade na cidade com diversas ações, como o investimento em novas estruturas viárias para a bicicleta, a implantação de paraciclos e o debate permanente sobre o tema com os usuários.

Desde setembro de 2015, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) realiza reuniões mensais para discutir e buscar as melhores soluções cicloviárias para a capital paranaense. Participam profissionais da Prefeitura responsáveis pela mobilidade na cidade – além da Setran, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) –, representantes de universidades locais e ativistas e usuários da bicicleta. O próximo está agendado para a quinta-feira (28), às 17h30, na Bicicletaria Cultural.

“Com as reuniões, buscamos fortalecer e consolidar a participação dos cidadãos nas políticas cicloviárias municipais, envolvendo técnicos e usuários num diálogo construtivo. É uma forma de colhermos demandas, escutarmos os ciclistas e iniciarmos protocolos que se concretizem de forma eficiente”, diz Jorge Brand, o Goura, assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran.

Nos últimos meses, a partir de relatórios e demandas apresentadas nos encontros, foram realizadas vistorias nos ramais cicloviários da Av. Sete de Setembro, Av. Mário Tourinho, Rua Aluizio Finzetto e Rua Flávio Dallegrave. As visitas foram acompanhadas por ciclistas, com os quais foram discutidas as melhorias possíveis de serem realizadas e os encaminhamentos necessários.

“Algumas das demandas apresentadas nas reuniões são de responsabilidade da Setran, especialmente o que diz respeito a sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas), materiais educativos e sinalização. As demandas mais complexas, que exigem projetos e correções geométricas, são encaminhadas aos órgãos responsáveis", confirma.

A Setran também oferece alguns dias do calendário da Escola Pública de Trânsito, localizada na Fazendinha, para reuniões e atividades organizadas pelos ciclistas. A primeira ação aconteceu no início deste mês, com um inédito e positivo encontro entre ciclistas e motoristas de ônibus.

O calendário das reuniões programadas para 2016 pode ser consultado no endereço www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/mais-bici-agenda-de-reunioes/2760, dentro do portal Mais Bici da Prefeitura de Curitiba, que reúne todas as informações sobre ciclomobilidade na capital paranaense.

Reunião Mensal da Setran com Ciclista

Local: Bicicletaria Cultural (Rua Presidente Faria, 226)

Data: 28 de abril (quinta-feira)