Prefeitura quer levar Justiça se Aprende na Escola a todas as unidades da rede

17/02/2017 16:38:00

O projeto Justiça se Aprende na Escola, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça na rede municipal de ensino, deverá ser ampliado para todas as escolas municipais a partir deste ano. A meta é que além das unidades atendidas no formato tradicional das atividades, com visitas ao Tribunal de Justiça, os estudantes do 5.º ano tenham contato com o projeto em sala de aula. Isto porque o tema será explorado na programação prevista para o desenvolvimento profissional dos professores da rede.

“Queremos incluir o tema na Linha do Cuidado, que fará parte do projeto Conhecimento em Linhas, que vamos desenvolver a partir de 2017”, disse a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila. “Além disso, com o auxílio da tecnologia, podemos aproximar o projeto de todas as crianças da rede municipal na faixa etária dos 11 anos de idade”, completou a secretária na reunião com juízas e técnicos envolvidos no projeto e também com a desembargadora Lidia Maejima, 2ª vice-presidente do TJ.

A desembargadora disse que a ampliação do projeto para as demais crianças é um passo decisivo. “Este é um projeto de suma importância. Queremos que ele leve a noção de cidadania a todas as escolas. Todas as crianças têm que ter a consciência dos direitos e das obrigações. Isso repercute dentro da casa das crianças”, ressaltou a desembargadora.

O convênio deverá beneficiar diretamente as crianças de 20 escolas municipais, duas de cada Regional da cidade. Os que forem atendidos neste modelo terão as quatro etapas do projeto, incluindo a visita ao TJ, visita de autoridades do poder judiciário e convidados nas escolas e, por último, a etapa cultural nas unidades de ensino com a participação dos alunos.