Reunião em Brasília

Prefeitura quer fortalecimento da política de igualdade racial

15/03/2019 15:19:00

O assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, Candiero, esteve em Brasília, nesta quinta-feira (14/3), com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira da Silva, com intuito de gerar a possibilidade de um termo de cooperação com o município.

Na próxima semana, Sandra Terena virá a Curitiba para abertura do curso de formação sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que será ministrado nos dias 19 e 20 de março, a servidores da Prefeitura, na Casa da Mulher Brasileira. Além disso, o prefeito Rafael Greca irá recebê-la na quarta-feira (20/3) para dialogar sobre a implementação das políticas de promoção da igualdade racial e a construção do Plano Municipal.

"O objetivo deste governo é estar perto das comunidades tradicionais e para isso precisamos desenvolver políticas públicas de forma transversal com os municípios", disse Sandra. "A visita do Candiero representa o início de uma grande parceria institucional com o município de Curitiba, que já é um exemplo nacional por sediar Kakané Porã, primeira aldeia indígena urbana do sul do Brasil."

Candiero apresentou as ações da Prefeitura de Curitiba em prol da igualdade de direitos e preservação da cultura negra, combate à intolerância religiosa, visibilidade da arte e protagonismo de mulheres e homens afro-curitibanos na história da cidade.

“O maior avanço da cidade foi à adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, assinada em novembro de 2018 pelo prefeito Rafael Greca”, afirmou Candiero. O assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba chegou Brasília na última quarta-feira (13/3) e também sinalizou a busca de recurso federal para a revitalização da Praça Zumbi dos Palmares.

“Queremos levar um centro de referência da arte e da cultura afro, tornando a praça um atrativo turístico, cultural e educativo, um local para a preservação da história e expressão povo africano e afro-brasileiro em Curitiba”, disse Candiero. Segundo ele, no encontro com Sandra Terena, também foram discutidas as possibilidades e os desafios da implementação do Estatuto da Igualdade Racial.

Participaram do encontro representantes da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: o coordenador-geral de gestão, Rodrigo José Henrique de Faria; o assessor Jarbas Luiz Lopes de Aragão; o diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial para Povos e Comunidades Tradicionais, Pedro Pontual Machado; o coordenador-geral de Políticas para as Comunidades Quilombolas, Davi Lima Valente Calazans; o diretor do Departamento de Igualdade Racial, Mario Igor Shimura; e a coordenadora-geral de Promoção da Igualdade Racial, Gabriela Cruz da Silva.