Curitiba Mais Energia

Prefeitura pleiteia recursos do C40 para buscar financiamento

07/08/2018 16:44:00

Curitiba recebe, a partir desta terça-feira (7/8), uma missão técnica promovida pela rede de cidades C40. O objetivo da comitiva do Departamento CFF – Cities Finance Facility é avaliar a capacidade técnica da cidade para receber recursos de US$ 1 milhão para busca de financiamento do projeto Curitiba Mais Energia.

O projeto, pré-selecionado pela entidade, prevê iniciativas de geração de energia limpa na cidade com o uso de parte da estrutura existente, sem a necessidade de obras de grande custo.

O valor, caso liberado, deve ser destinado à contratação de consultoria, que vai elaborar um projeto para a Prefeitura conseguir financiamento com bancos, agências internacionais de investimento ou governos para o Curitiba Mais Energia.

Entre as ideias previstas no Curitiba Mais Energia, está o uso de prédios e espaços públicos para a instalação de painéis de energia solar, aproveitamento de quedas d’água em parques e, ainda, do biogás liberado pelo Aterro Sanitário da Caximba, hoje em recuperação.

Durante a semana, além de um encontro com o prefeito Rafael Greca, estão previstas reuniões envolvendo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), as secretarias de Finanças e do Meio Ambiente, a Urbs e Copel Distribuição. O grupo também fará visitas técnicas ao Palácio 29 de Março, prédio central da Prefeitura de Curitiba, além de terminais de transporte coletivo e ao Aterro da Caximba.

C40

O C40 é uma rede formada por cidades comprometidas com a discussão e o encontro de soluções para os problemas decorrentes das mudanças climáticas. A atual presidente do C40 é a prefeita de Paris, Anne Hidalgo; o prefeito de três mandatos da cidade de Nova York Michael R. Bloomberg atua como presidente do conselho.

Estão em Curitiba a gerente de projeto C40 – CFF, Manisha Gulati; o assessor da GIZ (Agência Alemã de Desenvolvimento), Michael Neulinger; e o vice-diretor regional para a América Latina do C40, Ilan Cuperstein. A capital paranaense integra o C40 desde 2007.