Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Dia do Laço Branco

Prefeitura participa de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres

06/12/2017 10:52:00

A Prefeitura de Curitiba aderiu ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Dia do Laço Branco), nesta quarta-feira (6/12). O "laço branco" é o símbolo mundial adotado pela campanha, que também abraça a Igualdade de Gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A meta é a eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas.

Para marcar a campanha, os servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) receberam laços brancos e um folder que faz referência à mobilização em defesa das mulheres. A mobilização faz parte das ações do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Prefeitura.

Entre janeiro e novembro de 2017, por exemplo, a Casa da Mulher Brasileira realizou 10.566 atendimentos para mulheres em situação de violência, além de 14.880 encaminhamentos para outros órgãos.

Entre os serviços prestados pela Casa estão o apoio psicossocial — com assistentes sociais e psicólogas —, Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, inserção do mercado de trabalho e alojamento de passagem (para mulheres que precisam sair de suas casas).

White Ribbon Campaign

A data faz referência ao Massacre de Montreal, ocorrido em 6 de dezembro de 1989, em que 14 mulheres foram assassinadas em uma sala de aula da Escola Politécnica na cidade canadense. Vários países estão integrados à White Ribbon Campaign (Campanha do Laço Branco). No Brasil, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi instituído pela lei federal 11.489/2007.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484