Contra enchentes

Prefeitura faz limpeza preventiva em córrego no Alto Boqueirão

12/09/2018 17:35:00

A Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou nesta terça-feira (11/9) uma limpeza preventiva no Córrego Alto Boqueirão, que percorre o bairro de mesmo nome. A máquina escavadeira limpou um trecho de 400 metros, entre a Rua Paulo Setúbal e Rua Laranjeiras do Sul.

A obra tem caráter preventivo, já que o objetivo é reduzir enchentes que acontecem na região durante os períodos de chuva. O córrego faz parte da bacia do Rio Iguaçu, o mais importante rio do Paraná.

O administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias, comentou que a participação da população para ajudar a manter o córrego limpo é essencial. “Os moradores precisam ter consciência ambiental e evitar de jogar lixo nos rios. E também podem acionar os serviços da Prefeitura pelo telefone 156 sempre que perceberem um volume maior de lixo”, disse Ricardo.

O lugar escolhido para a limpeza era um dos mais críticos do bairro. Além da retirada do lixo, está sendo feito um taludamento (melhoria da inclinação) das margens do córrego para dar estabilidade.

Ponte de concreto

A escavadeira usada na limpeza estava no local para as obras de construção de uma ponte de concreto na Rua Mathias de Andrade Rocha, no cruzamento com a Itaúna do Sul.

A nova ponte vai substituir a antiga de madeira. O pedido foi feito pelos moradores do Alto Boqueirão durante uma audiência pública em 2017.