Reversão

Prefeitura faz levantamento de lotes sem manutenção no Cemitério do Santa Cândida

11/09/2017 10:02:00

Equipes do Departamento de Serviços Especiais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão fazendo o levantamento de túmulos sem manutenção e que estão abandonados no Cemitério Municipal do Santa Cândida. O processo de inspeção dos jazigos vai durar cerca de um mês e pode resultar no que se chama de reversão, quando os lotes retornam para a Prefeitura para serem disponibilizados a novas famílias.

Com levantamento dos túmulos abandonados, os herdeirosserão convocados via edital público e terão 90 dias para regularizar a situação e fazer a manutenção. Do contrário, haverá a liberação dos lotes e os restos mortais serão exumados e transladados para o ossário geral no mesmo cemitério. Os lotes liberados serão dados as pessoas que hoje esperam na fila para ter um espaço no Cemitério Municipl do Santa Cândida. A estimativa é que este processo atinja 300 lotes.

A reversão e chamamento das novas famílias deve acontecer no início do ano que vem. Quem tem lotes no local, pode procurar na Administração do Cemitério ou no próprio Departamento e verificar a necessidade de regularização. Os telefones de contato são 3256-2941 e 3313-5786.

Fim da espera

Este é o segundo trabalho de reversão neste ano. O mesmo processo foi feito no Cemitério Municipal do Boqueirão, onde já estão chamadas 250 famílias que estavam na lista de espera. A partir de agora, os interessados têm 120 dias para o término das obras –construção das gavetas e acabamentos – conforme prevê o artigo 14 do Decreto 1202/2011. A perda do prazo provoca nova reversão do lote ao município.

“O chamamento segue a ordem de inscrição pelo número do processo gerado quando o requerente solicitou a aquisição do lote”, explica o diretor de Serviços Especiais, Luís Augusto Dissenha.

O setor de documentação entra em contato com os requerentes por telefone, por isso é importante manter os contatos atualizados junto ao Departamento. Caso não haja sucesso no contato telefônico, é enviada uma correspondência registrada (AR) para o endereço indicado no processo.

Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Curitiba, no link, ou pelos telefones 3313-5786 e 3313-5784.