Cartões-postais

Prefeitura entrega reforma do Teatro do Paiol e Bondinho da Rua XV

31/12/2018 09:00:00

Em 2018, a Fundação Cultural de Curitiba deu continuidade ao processo de requalificação física dos seus espaços iniciado em 2017, com obras em vários locais.

Um show de João Bosco marcou a reabertura do Teatro do Paiol, após um ano fechado para adequações de acessibilidade. Com a reabertura do teatro, programas como Paiol Musical, Paiol Digital, Paiol Literário e outros espetáculos fizeram parte da programação ao longo do ano.

O Bondinho da Rua XV foi reaberto após passar por obras de restauro e melhorias. Conhecido cartão-postal da cidade, o espaço retoma as atividades como Bondinho da Leitura, para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura.

Preservação

Para preservar os monumentos localizados em ruas e praças da cidade, foram retiradas as estátuas de bronze que corriam maior risco de depredação e furto, entre as peças que compõem o patrimônio cultural curitibano. Os bustos e hermas estão sendo recuperados, mapeados em 3D e fixados com trava de segurança e alarme antifurto.

Como parte do lançamento do programa Rosto da Cidade foi entregue, restaurado, o busto de Monsenhor Celso na Praça Garibaldi.

Duas importantes edificações histórias, consideradas Unidades de Interesse Especial de Preservação tiveram o apoio da Prefeitura na sua recuperação.

A Capela da Glória foi restaurada e agora integra a vida cultural da cidade. E o Belvedere, na Praça João Cândido, receberá recursos via troca de potencial construtivo para ser recuperado após um incêndio.

Patrimônio

Exposições, seminários, publicações, digitalização e divulgação de pesquisas e documentos, ação educativa, entre outros projetos garantiram a preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural da cidade. O trabalho realizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico atendeu um público de 76.757 pessoas, em mais de 600 atividades.

Destaque para a descentralização da Casa da Memória, com o início das atividades dos Espaços da Memória nas Regionais da cidade.