Caximba

Prefeitura entrega 1.500 peças de roupas para moradores da Vila 29 de Outubro

16/08/2017 09:15:00

A Prefeitura de Curitiba começou nesta terça-feira (15/8), por meio da Fundação de Ação Social (FAS), a distribuição de roupas e calçados para 80 famílias em situação de maior vulnerabilidade social que estão sendo atendidas na Ação Integrada desenvolvida na chamada Vila 29 de Outubro.

Ao todo, mais de 1.500 peças de agasalhos e sapatos foram entregues no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Caximba, onde os técnicos fazem a separação de acordo com a necessidade de cada família.

A vila é uma ocupação irregular no bairro Caximba, na qual a prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações para regularização e melhoraria da qualidade de vida dos moradores – boa parte dos quais vive em condições insalubres e expostos a vetores de doença.

Agasalho
Isabel Martins e o filho Kauan foram os primeiros a receber as doações. Moletons, blusas, calças e calçados. “Vai ser de muita serventia”, disse Isabel, que é mãe de cinco filhos e mora há quatro anos na área de ocupação.

“Quando preciso de alguma coisa, sempre me socorro no Cras. Sou bem atendida lá”, contou. Entre os produtos que ela procura estão fraldas para o filho, que possui deficiência neurológica, alimentos e roupas. Segundo ela, as assistentes sociais ajudam até mesmo com boas conversas e orientações.

Antes de iniciar a distribuição, a presidente da FAS, Elenice Malzoni, orientou a equipe do Cras para o atendimento às famílias. “Precisamos potencializar as ações e estabelecer um monitoramento mais sistemáticos dessas famílias selecionadas pelo município”, disse. Segundo ela, o objetivo é oferecer serviços capazes de mudar a realidade em que essas pessoas vivem.

Elenice fez a entrega dos agasalhos acompanhada do administrador regional do Tatuquara, Jadir de Lima; do supervisor da FAS na Regional Tatuquara, Diogo Franco da Costa; da assessora dos Núcleos Regionais da FAS, Veranice Hayashida; da coordenadora do Cras Caximba, Rosilda Aparecida Araújo; e do coordenador do Disque Solidariedade, Marllon Mallassa.

Ação Integrada
Dentro dos serviços programados para a Ação Integrada no Caximba, a FAS está fazendo também a atualização e o cadastramento das famílias no Cadastro Único para Programas Sociais, instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Nele são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda.

A partir dos dados coletados, a FAS avaliará a realidade socioeconômica das 80 famílias que serão acompanhadas neste primeiro momento e fará o encaminhamento para inserção em programas sociais, como Bolsa Família e Criança Feliz, ambos do Governo Federal, e o Família Paranaense, desenvolvido pelo governo do Estado para a erradicação da pobreza. Muitas dessas famílias já são acompanhadas pela FAS e são atendidas com benefícios sociais.

Caberá também à Fundação avaliar quais as famílias que precisam de complemento alimentar. Cada uma delas receberá todos os meses uma cesta básica, com alimentos fornecidos pela Secretaria Municipal do Abastecimento.

Na sexta-feira (18), o Sine Móvel atenderá as famílias, oferecendo serviços de emissão da Carteira de Trabalho, intermediação de oferta de vagas nas empresas e solicitação de seguro-desemprego.