Prefeitura e universidades renovam parcerias sustentáveis

23/11/2018 16:21:00

Com o objetivo de reafirmar a parceria da Prefeitura de Curitiba com as universidades Federal do Paraná (UFPR), PUCPR, UTFPR, Positivo e a Universidade KTH da Suécia, o prefeito Rafael Greca conheceu 51 projetos que vem sendo desenvolvidos em conjunto com o município. A apresentação aconteceu na Rua da Cidadania do Cajuru, na manhã desta sexta-feira (23/11).

O prefeito Rafael Greca agradeceu a parceria das universidades em mais essa ação do Vale do Pinhão. “Agradeço as universidades que compõem o pool universitário do Vale do Pinhão. Queremos investir nessa ideia de uma cidade organicamente sustentável”, disse o prefeito.

“Aqui estamos com 51 projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos pelas universidades parceiras, sendo que mais da metade são relacionados a agricultura e alimentação”, explicou o secretário do Abastecimento, Luiz Gusi.

“Muitos são parceiros nossos em ações como os Bancos de Alimentos da Fazenda Urbana do Cajuru e do Mercado Municipal, que coleta e dá melhor destinação para aquilo que até então era descartado”, completou o secretário.

Parceira da cidade, a Royal Institute of Tecnology - Universidade KTH da Suécia, reiterou no encontro sua colaboração bilateral com Curitiba, cidade parceira para o desenvolvimento de novas tecnologias e avanços na sustentabilidade. “Curitiba é uma cidade que fez a lição de casa, parceira e berço da inovação, aqui renovamos a relação de duas vias nos mais diversos estudos desenvolvidos aqui e lá, em especial nas boas práticas urbanas e energias limpas’, ressaltou Semida Silveira, representante da Universidade KTH.

No encontro também foi apresentado o trabalho do coletivo local “Coré Etuba”, movimento de boas práticas sustentáveis pertencente ao movimento nacional e global Slow Food, de valorização dos alimentos.

Os voluntários Gabriela Bonilha e Gladson Rafael Nascimento, juntamente com o chef Gustavo Abu desenvolveram um cardápio aproveitando ao máximo os alimentos, que muitas vezes são descartados por questões estéticas e desconhecimento das suas propriedades.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Eduardo Pimentel; a administradora regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; a representante da Royal Institute of Tecnology - Universidade KTH da Suécia, Semida Silveira; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o chefe adjunto da Embrapa Florestas, Sérgio Gaiad; a vice reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto; o diretor da Agência de Inovação da UFPR, Carlos Itsuo Iamamoto; o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Regional do Cajuru, João Evangelista de Lima; a assessora da Fundação Araucária, Priscila Antunes Tsupal, o assessor do IPPUC, Paulo França; as professoras Rafaela da Silva Limons, da PUC PR, Tamara Simone Van Kaick, da UTFPR, Selma Aparecida Cubas, da UFPR, alunos e servidores.