Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Saúde

Prefeitura de Curitiba abre 313 leitos de hospital em menos de 12 meses

07/12/2017 18:23:00

O prefeito Rafael Greca visitou nesta quinta-feira (7/12), em Campo Largo, o Hospital do Rocio, que em outubro começou a oferecer 150 novos leitos de retaguarda para a população. Com isso, a Prefeitura passa a contar, em menos de 12 meses, com 313 vagas em hospitais.

“Todo este esforço está tornando ainda mais eficiente o SUS curitibano”, afirmou Greca, que foi recebido pelo diretor do Hospital do Rocio, o médico Luiz Ernesto Wendler.   

A ampliação da assistência hospitalar em Curitiba foi possível graças à liberação de verbas do Ministério da Saúde, que também possibilitou a abertura de 163 vagas de retaguarda na Irmandade Santa Casa de Misericórdia, no Hospital de Clínicas, no Hospital Universitário Evangélico e no Hospital São Vicente-CIC.

Ainda de acordo com o prefeito, a abertura de novos leitos mostra o compromisso do Município de avançar na assistência à saúde em Curitiba. “A oferta desses novos leitos representa o respeito pela saúde dos curitibanos”, reiterou Greca. Estão sendo liberados quase R$ 26 milhões a mais por ano pelo Ministério da Saúde para financiar a ampliação da assistência hospitalar em Curitiba.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que acompanhou o prefeito à visita, explicou que os leitos de retaguarda são destinados ao encaminhamento de pacientes que entram pela urgência e emergência (UPAS) e necessitam, após atendimento na unidade, de internamento. “Os leitos de retaguarda ajudam a desafogar as UPAs e garantem mais acesso à saúde de toda a população curitibana”, reforçou a secretária.

Referência

O diretor do Hospital do Rocio agradeceu à visita de Greca ao hospital de Campo Largo e contou que mais de 90% do seu funcionamento é voltado ao SUS.

“Temos 850 leitos de enfermagem e 300 leitos de UTI, além de sermos referência em todas as áreas de alta complexidade, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca pediátrica e adulta, cirurgia vascular, ortopedia e oncologia”, enumerou ele.

Inaugurada em 2016, a atual unidade ocupa uma construção de 53 mil metros quadrados, que chama a atenção pelo atendimento humanizado, com jardins internos e ambientes bem iluminados e integrados ao bosque de sua paisagem externa.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484