Prefeitura abre consulta à Lei de Zoneamento e Uso do Solo

26/08/2017 11:55:00

Está disponível para consulta no site da Prefeitura a proposta de Zoneamento Básico, a primeira de um conjunto de leis que serão avaliadas e debatidas em audiências públicas entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro. Cique aqui e acesse o conteúdo da lei.

A Lei de Zoneamento Básico contempla os parâmetros de uso e ocupação estabelecidos nas Zonas Residenciais e de Uso Misto e Setores Especiais. “É o que pode, onde pode e quanto pode construir”, explica a engenheira Rosane Valduga, uma das coordenadoras do processo de revisão da lei.

A revisão da legislação cumpre o que prevê o Estatuto das Cidades e o Plano Diretor de Curitiba. O Projeto de Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo foi encaminhado à Câmara Municipal pela gestão anterior, em 26 de outubro de 2016, foi arquivado ao final da legislatura. Por não ter sido votado na Câmara, o Projeto de Lei foi retomado para ser revisado, simplificado e adequado ao Plano Diretor e ao plano de desenvolvimento proposto para a  cidade.

A proposta levada à Câmara pela gestão antetrior tinha cerca de 700 artigos numa única lei. No processo de revisão e de recebimento de sugestões, coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeo foi desmembrado em nove leis, das quais quatro serão abertas a consulta ainda neste mês de setembro e debatidas com a população nas audiências públicas já agendadas.

Na sequência, estarão disponíveis para consulta pela internet a Lei do Sistema Viário Básico, a Lei de Outorgas e Transferências e a Lei de Incentivos e Prêmios.

Audiências públicas

Todo este arcabouço legal será levado à discussão em cinco audiências públicas e um workshop com calendário definido entre o fim deste mês e o início de outubro.

Os debates serão iniciados em 25 de setembro, segunda-feira, das 19h às 21h, em audiências simultâneas nas regionais da Boa Vista (atendendo as áreas do Norte e também a regional Matriz) e Pinheirinho (cobrindo as áreas do Sul integrando as regionais Bairro Novo e Tatuquara). Os eventos serão realizados nas Ruas da Cidadania.

Na quinta, dia 28, das 19h às 21h, as audiências públicas serão realizadas na Regional Cajuru (com abrangência para a Regional Boqueirão) e em Santa Felicidade, atendendo também as regionais do Portão e CIC.

No dia 2 de outubro, segunda-feira, das 14h30 às 17h30 haverá um workshop sobre a Lei de Zoneamento, no Salão de Atos do Parque Barigui.

No dia 3 de outubro, das 15h às 17h, outra audiência pública será realizada no Salão de Atos do Parque Barigui. Haverá ônibus gratuitos para garantir a ida e o retorno da audiência partindo do terminal Campina do Siqueira.

Mais informações sobre a Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo (LZUOS) podem ser consultada no endereço: www.curitiba.pr.gov.br/leidezoneamento .

Confira as datas, horários e locais das audiências públicas

DIA 25 DE SETEMBRO, SEGUNDA-FEIRA

Audiência Pública na Região Norte

Horário: das 19h às 21h