Relações internacionais

Prefeito recebe embaixatriz da Ucrânia no Brasil

13/09/2017 18:19:00

O prefeito Rafael Greca recebeu, na tarde desta quarta-feira (13/9), a embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko. A curitibana, casada com o embaixador Rostyslav Tronenko, é uma grande incentivadora do Memorial Ucraniano, localizado no Parque Tingui. Em pauta, estiveram as datas comemorativas ucranianas, como a imigração que começou ainda no início da década de 1880.

A cultura ucraniana é bastante influente na cidade. São quase 500 mil ucranianos no Paraná - 55 mil apenas na Grande Curitiba. Entre os representantes, Greca lembrou-se do arqueólogo Igor Chmyz, da poeta Helena Kolody, do neurocirurgião Affonso Antoniuk, do pintor Miguel Bakun e do engenheiro Serafim Wolochen.

Participaram da reunião o secretário municipal do Governo, Luiz Fernando Jamur, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.