Prefeito inaugura brinquedoteca no Instituto Curitiba de Saúde

20/03/2017 18:16:00

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) apresentou nesta segunda-feira (20/03) um novo espaço que vai melhorar a qualidade do atendimento. A brinquedoteca instalada na ala de pediatria do centro de saúde - que atende cerca de 2.500 crianças por mês - é uma ferramenta para melhor acolher as famílias que são atendidas, dando mais segurança, conforto e comodidade às crianças. O prefeito Rafael Greca comentou a importância da otimização do serviço na área pediátrica, assim como outras áreas atendidas pelo ICS. “Essa brinquedoteca é uma humanização do serviço de pediatria e um avanço para o instituto”, disse, ao lado do mascote Curitibinha.

Greca lembrou a importância do instituto, que é uma referência entre as cidades brasileiras. “O ICS precisa de sustentabilidade, não pode ser um plano de saúde falido, por isso precisa ser, como tudo na Prefeitura de Curitiba, reprogramado.” O prefeito também ressaltou que a Prefeitura tem trabalhado de maneira muito forte para conhecer os projetos de reengenharia do ICS, assim como do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e das finanças do município e finalizou: “Nossa cidade precisa ser mais forte que as dificuldades.”

A presidente do ICS, Dora Pizzato, explica que a ideia de instalar uma brinquedoteca na ala pediátrica partiu dos funcionários e contou com esforço de todos. “É um espaço feito com muita boa vontade e poucos recursos, mas que vai trazer alegria para o nosso ambiente de trabalho”, afirmou. Para Dora, ouvir as propostas dos servidores tem sido fundamental no processo de gestão e tem possibilitado maior envolvimento da equipe. “Todos abraçaram a ideia”, contou.

A atual gestão do ICS tem focado na melhoria dos serviços e espaço da instituição. Além da brinquedoteca, a otimização do arquivo possibilitou que cinco novas salas fossem liberadas e que vão se tornar novos consultórios em breve. A inauguração também contou com a presença da primeira-dama, Margarita Sansone, e da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Larissa Tissot.

Brinquedoteca

A coordenadora da ala de pediatria do centro de saúde do ICS, Gilda Carvalho, afirma que a brinquedoteca é uma ferramenta importante no atendimento. Gilda explica que é comum que pais ou responsáveis, ao levar uma criança, precisem trazer os outros filhos ou primos. “A brinquedoteca é importante para que a criança encontre um ambiente onde ela se encontre satisfeita enquanto aguarda o atendimento.”

Mãe de quadrigêmeos, a advogada Juliana de Barros Bley é servidora do município, lotada há nove anos no ICS. Juliana conta que a brinquedoteca ajuda a tirar o medo dos filhos do ambiente hospitalar. Enquanto observava os filhos Ricardo, Otávio, Leonardo e Luísa aproveitando o espaço, afirmou sorridente. “Brincando, eles não veem o tempo passar.”

Os quadrigêmeos foram convidados pelo prefeito Greca a estrear o espaço, revelando a placa inaugural, com os dizeres: “Esta brinquedoteca é do tamanho do sonho tecido pela imaginação das nossas crianças. Que seja um passatempo divertido”, de autoria do próprio prefeito.