Sáb, 25/10/14
Tempo Hoje
maxima minima

Inaugurações

Prefeito entrega nova creche no Pilarzinho. Até dezembro serão mais oito CMEIS e duas escolas

20/11/2012 12:14:00

Até o fim do ano, as crianças de Curitiba ganharão mais duas escolas municipais e oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches da Prefeitura. A série de inaugurações de obras da educação foi iniciada pelo prefeito Luciano Ducci nesta terça-feira (20), com a abertura do CMEI Ada Pires de Oliveira, no bairro Pilarzinho.

"Ao longo desta gestão priorizamos os investimentos em educação", disse o prefeito. "Em quatro anos, abrimos quase dez mil vagas em creches públicas, um número recorde na história de Curitiba. Fico feliz por ter participado desse processo, pois a cidade só será melhor se investirmos em nossas crianças".

Ainda neste mês, o prefeito vai inaugurar mais duas creches, os CMEIs Maria Gracita Gonçalves, no Tatuquara, e Vereadora Nely Almeida, no Prado Velho.

Também serão inauguradas até o fim do ano as obras das novas escolas municipais do Moradias Corbélia da CIC e do Parolin.

Os moradores dos bairros Tatuquara, Campo de Santana, Uberaba, Parolin e São Braz também ganharão novos CMEIs. A Prefeitura fará ainda a conclusão da ampliação do CMEI Vila Vitória, cujo novo bloco oferecerá mais 200 vagas no Sítio Cercado.

Cerimônia - A vendedora Patrícia Aparecida Pereira já percebeu o quanto a filha, Bianca, desenvolveu-se após ser matriculada no CMEI Ada Pires de Oliveira, inaugurado nesta terça-feira. Na creche, a menina de três anos aprendeu a falar, melhorou a coordenação motora e tem alimentação de qualidade.
"A comunidade estava precisando de uma creche como essa, com educadoras que educam nossos filhos com amor e compromisso e com uma estrutura espaçosa", disse Patrícia.

O CMEI Professora Ada Pires de Oliveira tem vagas para 150 crianças e contou com investimentos de R$ 964,2 mil. São dois berçários, três salas de maternal, uma sala de pré-escola, lactário, playground, solários, refeitório e pátio coberto.
A nova creche homenageia Ada Pires de Oliveira, que foi professora da rede municipal e presidente da Associação de Centros Comunitários de Educação Infantil de Curitiba (ACCEI).

O vereador Jair César, que foi casado com Ada, e os filhos do casal, Júlio e Denise, agradeceram a homenagem. "Ela sempre trabalhou pelo desenvolvimento de creches comunitárias, que deram início à história das creches públicas em Curitiba", lembrou Denise. "Ver seu nome batizar este CMEI é como ver seu sonho concretizado, mostra que vale a pena lutar".

A inauguração teve a participação da secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, e do reverendo Carlos Meyer e apresentação das crianças do CMEI Cinderela e da Banda Lyra.
Com o novo CMEI, a rede municipal de ensino passa a contar com 190 creches.

Curitiba é a capital brasileira com maior porcentagem de crianças atendidas em creches em período integral (oito horas ou mais). Desde 2009, foram criadas 9368 vagas na educação infantil (incluindo novas creches, escolas municipais e unidades conveniadas), sendo que 6055 foram criadas entre 2011 e 2012.