Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Santa Felicidade

Prefeito determina estudo para melhorias na Linha Turismo

11/05/2017 15:05:00

O melhor proveito do fluxo de turistas em Santa Felicidade é o objetivo do estudo determinado pelo prefeito Rafael Greca, na reunião desta quinta-feira (11/5), no Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, se reuniu com Greca para analisar a solicitação de empresários da região para uma readequação da Linha Turismo no bairro.  

Uma das opções discutidas é a extensão do caminho dos ônibus de turismo pela Avenida Manoel Ribas por mais algumas quadras, virando na Rua Madre Clélia Merloni. “É uma alternativa interessante, pois possibilitaria ao turista ver a igreja de tradições italianas, a Paróquia de São José e Santa Felicidade, um dos grandes atrativos da região”, ressaltou Greca. Atualmente, o ônibus vira duas quadras antes, na Rua Marcos Mocelli.

Tatiana apoiou a possibilidade, que atenderia ao pedido da população local. “É uma solução que equilibra os interesses dos moradores e comerciantes”, disse. Tatiana lembrou ainda que é preciso estudar os possíveis pontos de parada do ônibus, para que a linha flua de forma harmônica junto ao fluxo cotidiano do bairro, como escolas, bancos, lojas. 

Estiveram na reunião o vereador Mauro Ignácio, o diretor de Transporte da URBS, Antônio Carlos Araújo, o gerente de Operações de Transporte da URBS, Luiz Filla, o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert, e o analista de turismo do Instituto Municipal de Turismo, Wellington Medeiros. A defesa da proposta é feita pelo vereador Mauro Ignácio e também pela vereadora Maria Manfron.

Observatórios do Turismo

Mais cedo, nesta quinta-feira, Tatiana Turra participou da abertura do Encontro Paranaense de Observatórios de Turismo, na sede da Fecomércio-PR. Em seu discurso a presidente do Instituto Municipal de Turismo enalteceu o encontro e ressaltou a importância da união entre as instituições para a definição de objetivos comuns de fomento ao turismo. “Queremos retomar e consolidar as pesquisas de demanda e, além de levantar os dados estatísticos, é preciso definir as diretrizes que vão pautar o trabalho dos agentes do setor”, disse.

O presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, agradeceu a presença de todos. “Quando sentamos para discutir sempre encontramos soluções e melhoramos aquilo que já fazemos bem”, concluiu.

O evento reúne especialistas do setor como a paranaense Gilce Zelinda Battistuz (Ministério do Turismo); Luiz Gustavo Barbosa (FGV); Moisés Vassalo - (Fipe-Universidade de São Paulo); Francisco Castro (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico); Lilian Natal (Observatório de Turismo de São Paulo), José Manoel Gândara (Prof. UFPR/Observatório de Turismo-PR); para definição de diretrizes para o turismo paranaense.

Além de Tatiana Turra e Darci Piana, estiveram à mesa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco Mendonça; a diretora do Observatório do Ministério de Turismo do Paraguai, Ingrid Molas; o diretor do departamento de Estatísticas do Ministério de Turismo da província de Misiones, na Argentina, Sergio Maciel; o presidente do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, Adonai Aires de Arruda Filho; a representante do Ministério do Turismo, Gilce Zelinda Battistuz; o diretor presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Jimennes; e o coordenador estadual de turismo do Sebrae-PR, Aldo César Carvalho.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484