Reciclagem

Prefeito conhece sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos

16/02/2017 18:18:00

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta quinta-feira (16) a diretoria do Instituto das Águas do Paraná, autarquia do Governo do Estado. Na reunião, que contou com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Sergio Tocchio, foi apresentado o sistema integrado de coleta seletiva desenvolvido em 43 municípios paranaenses.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Iram de Rezende, o sistema integrado traz mais rapidez e maior eficiência à reciclagem. “A meta é chegar a 100 cidades até o fim do ano e ter Curitiba integrada ao sistema seria um orgulho para todo o Paraná”, afirmou Rezende.

Além da utilização de veículos menores para recolhimento do material, o projeto atende a demandas específicas, como a coleta de óleo de cozinha, com caminhões com capacidade para 200 litros. O sistema inclui ainda um braço de educação ambiental para incentivar a separação de lixo.

Greca determinou um estudo conjunto do Instituto das Águas do Paraná e Secretaria Municipal do Meio Ambiente para avaliar a ideia. “Vamos acolher a ideia e estudar, mas seria preciso incorporar ao nosso sistema”, ressaltou. O prefeito lembrou, ainda, que participou, há 30 anos, da origem dos programas de separação e reciclagem de lixo.

A reunião contou com a participação da superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; do diretor de Resíduos Sólidos do Instituto das Águas do Paraná, Paulo José Breda Belich; do diretor de Regulação e Fiscalização dos serviços de saneamento básico do Instituto, Emerson Leska; e do assessor da presidência, Adalberto Medeiros.