Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Inovação

Prefeito conhece a cadeira Pinhão, criada por designers de Curitiba

25/07/2018 15:51:00

Nesta quarta-feira (25/7), o designer Marc Joseph Rul apresentou ao prefeito Rafael Greca e à primeira-dama, Margarita Sansone, o projeto da cadeira Pinhão, desenvolvido para ser usado em parques, praças e pontos de ônibus da cidade.

O prefeito determinou que o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) faça estudos de viabilidade para utilização da cadeira como mobiliário urbano. “É uma cadeira muito bonita, mas precisamos avaliar também sua resistência como mobiliário urbano. Pode ser uma opção para pontos de ônibus de bairros, com uma ou duas cadeiras”, disse ele, ao examinar um modelo da peça. 

Greca lembrou que essa não é a primeira sugestão de mobiliário recebida pela Prefeitura. “Em 1920, o artista João Turin desenhou um modelo de banco para a Praça Tiradentes, também inspirado no pinhão, mas que acabou não sendo usado em escala”, disse.    

Desenvolvida em conjunto com as designers Pamela Morais de Andrade e Vivian Floriani, a cadeira Pinhão surgiu há 15 anos, na época em que Rul estudava design na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Feito de aço 5 milímetros, o modelo é dobrado por prensa hidráulica e usa pintura eletrostática. Nessa pintura, de maior durabilidade, a cadeira recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que a pintura se fixe ao mesmo tempo em que concede flexibilidade ao equipamento.

A cadeira deve ser fixada no chão com chumbador. “A cor usada é um vermelho amarronzado para lembrar o pinhão”, disse Rul. Ele calcula um custo de cerca de R$ 120 por cadeira para desenvolver o modelo em escala.  

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484