Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Saúde pública

Prédio do Ibama será transformado em ambulatório para o SUS

17/07/2017 16:38:00

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, participou nesta segunda-feira (17/7) da cerimônia de assinatura de contrato de cessão de um prédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Curitiba, para o Hospital São Vicente. A cerimônia teve a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

De acordo com o governo federal, a cessão do prédio, na Rua Brigadeiro Franco, foi aprovada porque o hospital é filantrópico e atende 60% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se comprometeu a dedicar 100% dos atendimentos ambulatoriais do novo local aos pacientes que dependem da rede pública de saúde.

O Hospital São Vicente é especializado em procedimentos de alta complexidade e é referência em oncologia e transplantes de rins e fígado, atendendo pacientes de Curitiba e Região Metropolitana e também do interior do estado. Com o novo prédio, será possível ampliar todos os serviços oferecidos, passando de 240 para 370 pacientes por mês na oncologia e de 2.500 para 4.300 atendimentos mensais.

“É um desígnio do nosso prefeito Rafael Greca que a cidade de Curitiba seja integrada e não crie barreira para o atendimento. O novo ambulatório vai ampliar expressivamente o quantitativo de atendimento do SUS aqui. É um benefício para toda a população de Curitiba e do Paraná”, afirmou Márcia.

“Estamos fazendo mais com os mesmos recursos, usando melhor o que temos”, afirmou o ministro, destacando ainda a importância das Santas Casas e hospitais filantrópicos para o SUS.

O superintende do Ibama no Paraná, Júlio Cesar Gonchorosky, frisou o uso nobre que será feito no prédio. “Concordamos em ceder esse prédio quando soubemos o uso que seria dado. Da parte do Ibama só resta pedir que guardem bem e usem da melhor forma possível”, disse.

O diretor presidente do Hospital São Vicente, Charles London, destacou a ampliação de serviços que será possível com o novo espaço. “Vamos ampliar em mais de 50% o atendimento de consulta, quimioterapia e tratamento, com uma melhor acomodação.”  

Participaram da cerimônia a deputada federal Cristiane Yared, o presidente do Conselho Curador da Funef (mantenedora do hospital), Giovani Lodo, e funcionários do Hospital São Vicente.

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484