Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento urbano

Plano Diretor revisado permitirá enfrentar novos desafios urbanos, diz prefeito ao abrir plenária

06/02/2015 11:51:00

Uma sessão solene com a presença do prefeito Gustavo Fruet abriu nesta sexta-feira (6) a reunião plenária expandida para a votação do anteprojeto de revisão do Plano Diretor de Curitiba. Durante todo o dia, e também no sábado, 82 delegados vão se debruçar sobre o anteprojeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), apresentar emendas e finalmente votar o texto, que norteará o desenvolvimento da cidade nos próximos anos.

“É um momento histórico e muito importante para o futuro da cidade”, disse Fruet. Ele lembrou que Curitiba cresceu e enfrenta novos desafios, contemplados no anteprojeto de revisão do plano, que inclui novos instrumentos de política urbana (como a necessidade de Estudo de Impacto de Vizinhança para grandes empreendimentos) e conceitos que não eram tão importantes 10 anos atrás, como a preferência por modais não motorizados.

O prefeito destacou a grande participação da sociedade no processo que antecedeu a elaboração do anteprojeto. “Foram ouvidos todos os setores da sociedade, para que tivéssemos uma revisão ampla e com a máxima participação”, afirmou. De acordo com o prefeito, “a avaliação do trabalho de revisão, coordenado pelo Ippuc – que este ano comemora 50 anos – é muito positiva”.

Após ser apreciado pela plenária, nesta sexta e nesta sábado, o anteprojeto será encaminhado  para o prefeito Gustavo Fruet e, finalmente, para votação na Câmara Municipal.

Esta é a etapa final de participação do poder executivo municipal na Revisão do Plano Diretor de Curitiba. O anteprojeto foi elaborado ao fim de quase um ano de trabalho. Foram centenas  de reuniões e debates, com intensa participação da comunidade – que apresentou 1.640 propostas.

“É um momento muito importante para a cidade de Curitiba. Estamos muitos felizes com o resultado. Milhares de pessoas participaram e o resultado, que ficou muito consistente, vai ajudar a construir uma cidade ainda melhor, após a implantação do Plano”.  disse o presidente do Ippuc, Sérgio Pires, na abertura da plenária.

O texto propõe instrumentos e políticas voltados para a busca uma cidade mais harmônica, compacta e qualificada, que exija menos deslocamentos dos cidadãos e ofereça novas alternativas de convívio urbano. O Plano revisado induz o crescimento da cidade pelo eixo Leste-Oeste e incentiva a ciclomobilidade e a integração entre os diversos tipos de transporte.

Dos 82 delegados com direito a voto na plenária expandida do Concitiba, 64 são delegados setoriais  (conselheiros titulares e suplentes do Concitiba) e 18 delegados territoriais. (representantes eleitos nas administrações regionais). Também vão participar autoridades convidadas, observadores e jornalistas.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484