Qui, 02/10/14
Tempo Hoje
maxima minima

Plano de ação para educação infantil é apresentado a entidades parceiras

11/03/2013 14:42:00

Diretores e representantes de 79 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados com a Prefeitura conheceram nesta segunda-feira (11) o Plano de Ação de 2013 para a Educação Infantil de Curitiba. O plano será desenvolvido no trabalho com 30 mil crianças, de 0 a 5 anos, em unidades próprias e conveniadas à Prefeitura de Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet participou do encontro com representantes das entidades sociais e filantrópicas parceiras do município, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui.

“É uma oportunidade para apresentar nossas estratégias de trabalho e reafirmar que nos próximos quatroanos vamos agir para 30% do orçamento os investimentos na educação municipal", disse Fruet.

“Até 2016 teremos como atender todas as crianças de 4 a 5 anos na educação infantil, além de ampliarmos o atendimento das de 0 a três anos. Temos trabalhado com responsabilidade e muita ousadia para alcançar esta meta”, afirmou o prefeito.

Entre as ações que começaram a ser colocadas em prática neste ano na educação infantil está o lançamento do Caderno dos Berçários,material que vai ajudar a organizar e fortalecer as ações para esta faixa etária. Nos berçários são atendidas cerca de 7 mil crianças, de 0 a 2 anos.

A secretária de Educação do município, Roberlayne Borges Roballo, destacou a importância dos professores e educadores na educação e salientou que a proposta éfortalecer o aspecto pedagógico no trabalho com crianças de 0 a 5 anos. “Nossa proposta de trabalho para a educação infantil enfatiza o planejamento das ações educativas desde a organização dos ambientes, o acolhimento às famílias e às crianças até o planejamento anual, semanal e diário”, disse Roberlayne.

Outra ação, implantada no retorno das atividades deste ano e destacada por Roberlayne como fundamental, foi a integração dos trabalhos das coordenações pedagógicas, com maior articulação entre as equipes, o que resulta em uma nova metodologia de ensino, acabando com a barreira que existia entre as duas etapas do aprendizado.

A secretaria ainda criou um grupo de trabalho para a construção do plano de atendimento de todas as crianças de 4 a 5 anos, até 2016. A proposta de expansão está associada à melhoria das ações pedagógicas e ao maior investimento na formação continuada dos profissionais da área.

Convênios

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Curitiba renovou os convênios com instituições parceiras que administram 79 Centros de Educação Infantil (CEIs). Com a renovação, os CEIs poderão dar continuidade por mais um ano ao atendimento feito para aproximadamente 10 mil crianças de zero a cinco anos, na educação infantil. O valor total do repasse feito pela Prefeitura foi de R$ 6 milhões.

Os convênios de cooperação técnico-financeira apoiam a manutenção dos CEIs que atendem em período integral, com prioridade para famílias com renda até três salários mínimos. As creches conveniadas recebem subvenção social da Prefeitura em repasses bimestrais.

O diretor da Associação Apoio, Marcelo Cruz, falou durante o evento, representando as instituições parceiras. “É visível, nos últimos anos, os avanços vividos pela educação infantil. Temos expectativas de que muitas novas e boas ações serão desenvolvidas em parceria com a Prefeitura para garantir bom atendimento para as nossas crianças”, disse Marcelo.