Pinheirinho abriu série de audiências sobre a revisão do Plano Diretor

11/11/2014 10:12:00

A comunidade do Pinheirinho discutiu nesta segunda-feira (10) à noite as propostas consolidadas para a revisão do Plano Diretor. A regional abriu a última rodada de audiências públicas sobre o tema com a presença de 133 pessoas que tiraram dúvidas sobre as propostas. Nesta terça-feira (11) será a vez da comunidade de Santa Felicidade se aprofundar sobre o assunto.

“Estamos prestando contas para a comunidade de tudo que realizamos até aqui, além de explicar quais serão os próximos passos até fevereiro de 2015, quando encaminharemos ao prefeito Gustavo Fruet o anteprojeto de lei da Revisão do Plano Diretor de Curitiba. Depois de analisar as propostas, o prefeito fará suas considerações e encaminhará o documento para a apreciação da Câmara Municipal, já na forma de projeto de lei”, informa o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires.

Foram respondidas perguntas da comunidade a respeito do tema e também sobre assuntos de interesse direto dos moradores da Regional Pinheirinho, tais como implantação de unidades de saúde, educação, criação de parques, legalização de ocupações irregulares, segurança no trânsito, construção do terminal do Tatuquara, implantação de ciclovias e asfaltamento de vias.

Entre as autoridades presentes à audiência, estavam o secretário do Meio Ambiente, Renato Lima; a secretária de Trânsito, Luíza Simonetti; a secretária da Educação, Roberlaine Borges Roballo; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior; o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues; o administrador da Regional Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Júnior; e os vereadores Mestre Pop e Toninho da Farmácia.

Conferência

Nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015 será realizada a Conferência de Revisão do Plano Diretor de Curitiba, que vai analisar e votar o anteprojeto de lei da Revisão do Plano Diretor, seguindo o recomendado pela Resolução nº 25, de 18 de março de 2005, do Conselho das Cidades. Terão direito a voto na conferência 82 delegados. Deste total, serão 64 delegados dos segmentos da comunidade representados pelos 32 conselheiros do Concitiba somados aos 32 suplentes. Também irão votar 18 delegados territoriais que serão eleitos no dia 9 de dezembro, sendo 2 delegados por Regional.

Os candidatos a delegados territoriais deverão fazer suas inscrições junto às administrações regionais de 1º a 5 de dezembro. O texto do anteprojeto de lei da revisão do Plano Diretor de Curitiba será divulgado no dia 22 de janeiro de 2015. “Dessa forma, tanto os delegados quanto a comunidade em geral terão 15 dias para analisar o documento antes da conferência”, destaca o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Participação Popular

Durante a audiência pública, a comunidade recebeu um informativo contendo dados sobre o processo de participação na Revisão do Plano Diretor que contou com 372 eventos ocorridos até o dia 9 de novembro.

Os eventos foram assim divididos:

· 201 Reuniões dos Grupos Técnicos da Prefeitura Municipal de Curitiba;
· 48 Reuniões de Planejamento com coordenadores e relatores, incluindo ateliers e oficinas internas;
· 45 Reuniões das Câmaras Temáticas do Concitiba;
· 21 Reuniões com segmentos e entidades da sociedade civil;
· 10 Oficinas de Capacitação e Diagnóstico realizadas nas Regionais;
· 10 Audiências Públicas do Poder Executivo;
· 8 Audiências Públicas do Poder Legislativo;
· 7 Reuniões gerenciais com secretarias e órgãos da Prefeitura;
· 4 Reuniões Ordinárias do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba);
· 4 Oficinas em Instituições de Ensino Superior (Universidade Positivo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná);
· 4 Eventos com municípios da Região Metropolitana de Curitiba;
· 3 Oficinas dirigidas a entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, além de conselhos profissionais, empresários e trabalhadores;
· 3 Reuniões com o Ministério Público;
· 2 Reuniões com a Câmara Municipal;
· 1 Workshop do Concitiba para apresentação dos relatórios produzidos pelas Câmaras Temáticas;
· 1 Seminário (III Seminário Curitiba do Amanhã).

Confira os dias e locais de cada uma das audiências públicas:     (clique aqui)

SANTA FELICIDADE - 11/11/2014  (terça-feira)
Rua da Cidadania de Santa Felicidade / Auditório I (Rua Santa Bertilla Boscardin, 213, ao lado do Terminal – Santa Felicidade).

MATRIZ - 12/11/2014 (quarta-feira)
Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Rua Dr. Faivre, 398 – Centro).

BOQUEIRÃO - 13/11/2014 (quinta-feira)
SEST/SENAT (Rua Salvador Ferrante, 1440 – Boqueirão).

CIC - 17/11/2014 (segunda-feira)
Auditório da Administração Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460 - Loja 3 - Cidade Industrial de Curitiba).

CAJURU - 18/11/2014 (terça-feira)
Escola Municipal Elza Lerner (Rua Luiz França, 2873 – Cajuru).

BOA VISTA - 19/11/2014 (quarta-feira)
Auditório III - Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista).

BAIRRO NOVO - 20/11/2014 (quinta-feira)
Escola Municipal Professora Rejane Silveira Sachette (Rua Nova Aurora, 717, próximo à Rua da Cidadania – Sítio Cercado).

PORTÃO - 21/11/2014 (sexta-feira)
Auditório III - Rua da Cidadania da Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1700, ao lado do Terminal – Fazendinha).