Peruanos elegem Curitiba como referência para intercâmbio econômico

07/11/2017 16:00:00

A internacionalização dos projetos municipais é um destaque da gestão do prefeito Rafael Greca, que recebeu nesta terça-feira (7/11), o embaixador do Peru, Vicente Rojas Escalante. Esta é a 82ª recepção para representantes estrangeiros feita na Prefeitura em 2017.

A possibilidade de intercâmbio econômico e cultural foi discutida pelos participantes do encontro. Atualmente, o comércio entre Peru e Brasil movimenta três bilhões de dólares por ano. “Curitiba tem a possibilidade exportar produtos agroindustriais e, além disso, podemos fazer uma exposição cultural de arte e telas e tapeçarias incas”, ponderou Greca.

O prefeito determinou que fosse estudado um termo de parceria entre Curitiba e o Peru, envolvendo comércio e cultura. A possibilidade de intercâmbio técnico-científico também foi debatida. “Temos aqui um grande instituto de planejamento e urbanismo, o Ippuc, um grande instituto de planejamento administrativo, o Imap, e uma grande iniciativa para promover a inovação tecnológica, chamada Vale do Pinhão”, disse Greca. Neste ano, oito acordos internacionais foram tratados com cidades e organismos internacionais.

Escalante afirmou que a embaixada peruana quer desenvolver um relacionamento histórico com o Brasil. “Acreditamos que Curitiba pode ser um referencial para essa relação”, afirmou. “Temos interesse no intercâmbio cultural e econômico, sobretudo em relação ao turismo.”

O embaixador disse ter ficado supreso com a qualidade urbanísitica da cidade. "Quando cheguei, à noite, me impressionou muito a iluminação pública", disse. "A limpeza da cidade também é algo notável", completou.

Greca comentou que as relações comerciais e culturais entre Curitiba e o Peru são muito antigas. “Os incas já tinham contato com os índios nativos da região através do antigo caminho de Peabiru, que cortava o Brasil”, comentou.

Também estiveram presentes o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin, o cônsul-geral do Peru em São Paulo, Jorge Arturo Jarama Alván, o cônsul honorário do Peru em Curitiba, Luiz Henrique Sossella Costa Lima, o diretor-geral do escritório comercial do Brasil, Antônio Casillo, e o diretor da Divisão de Relações Internacionais da Fecomércio, Rui Lemes.

Passagem curitibana

Em Curitiba, o embaixador está seguindo um amplo programa de visitas protocolares e de cortesia: já esteve na Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal, no Museu Oscar Niemeyer e na Fecomércio, além de ter sido recebido pelo Governo do Estado.

Peru Week

A cidade está sediando a Peru Week - Semana Cultural do Peru em Curitiba. O evento, organizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e o Consulado Geral do Peru de São Paulo conta com workshop de gastronomia, exposição e mostra cinematográfica e palestras sobre a história e cultura do Peru. A programação vai até esta quinta-feira (9/11), em diversos espaços culturais de Curitiba.