Maio Amarelo

Pedestres são foco de ação contra acidentes de trânsito nesta sexta

17/05/2018 11:03:00

Chamar a atenção para o papel dos pedestres na prevenção de acidentes com veículos é um dos objetivos da ação educativa que a Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito promove nesta sexta-feira (18/5), das 9h às 12h30, na Boca Maldita e no calçadão da Rua XV de Novembro. Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran) participarão do evento, que inclui orientação ao público e distribuição de folhetos.

O foco nos pedestres se deve ao fato de o grupo ser o segundo colocado no ranking das vítimas de acidentes fatais nas vias públicas da cidade em 2017, com 61 das 178 mortes registradas do período. Desatenção, uso de celular e travessia em locais adequados estão entre as causas de acidentes.

O consumo de álcool também preocupa. Isso porque em 1/3 dos atropelamentos o pedestre estava embriagado e morreu. Esse fator esteve presente em pouco mais de 30% dos acidentes fatais – 40 ocorrências com 49 mortes.

As informações fazem parte do relatório anual do Projeto Vida no Trânsito e foram divulgadas no começo do mês, como parte dos eventos do Maio Amarelo. O estudo também registra uma queda de quase 43% de óbitos desde 2011, incluindo todos os óbitos no trânsito.

Serviço: EPTran no Maio Amarelo: o pedestre e o trânsito
Data: sexta-feira (18/5)
Local: Boca Maldita (Avenida Luiz Xavier, Centro)
Horário: das 9h às 12h30