Ter, 21/10/14
Tempo Hoje
maxima minima

Barigui

Patinação no gelo diverte crianças e adultos no parque

09/08/2012 16:23:00

O inverno curitibano ficou muito mais divertido nesta quinta-feira (9) com a abertura da pista de patinação no gelo do Projeto Curitiba Capital do Inverno, no Parque Barigui. Alunos do Programa de Atendimento Sócio Esportivo (PASE) e de escolas municipais foram os primeiros a experimentar a pista, que possui 220 m² de extensão e ficará aberta até o dia 9 de setembro, com funcionamento diário das 13h às 19h.

“Acho que foi uma iniciativa muito boa e que traz uma ótima opção de lazer para a cidade”, disse Rene Miguel da Silva, de 15 anos e aluno de vôlei do Centro de Esporte e Lazer Rua da Cidadania Fazendinha, que se arriscou pela primeira na patinação. “No início demora um pouco para se acostumar, mas isso torna tudo mais divertido, especialmente quando estamos ao lado de amigos que também vão escorregar algumas vezes”.

Para poder se divertir na pista é necessário realizar a doação de uma lata de leite em pó. Toda a arrecadação será repassada ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) para o desenvolvimento de ações sociais no município. Após a realização da doação, cada participante poderá permanecer durante quinze minutos na pista.

“Um dos principais objetivos da pista de patinação era estimular a solidariedade por meio da diversão. Esta é uma atividade diferenciada, construída de maneira ecologicamente correta que irá beneficiar muitas pessoas tanto pela prática de atividade física quanto pela arrecadação das latas de leite em pó”, disse o diretor de Lazer e Atividade Física da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Adilson Bassan.

Pista - Um dos grandes diferenciais da pista de patinação no gelo do projeto Curitiba Capital do Inverno é que ela é ecologicamente correta, utilizando um gelo sintético que não necessita de água e nem precisa de sistema de refrigeração e de altos gastos de consumo elétrico.

O gelo sintético é formado por um painel deslizante que possui maior facilidade e versatilidade para montagem e que permite a utilização dos mesmos patins utilizados no gelo.

“Quando eu vi a pista pela primeira vez achei que ia ser muito fácil”, disse Renata Portela Antunes, de 8 anos. “Quando entrei e senti que ela deslizava bastante, vi que ia cair algumas vezes, mas valeu à pena. É muito legal aprender a patinar no gelo, se equilibrar, ganhar velocidade e até mesmo cair”.

O desafio de não cair foi a principal meta de alguns dos participantes. “Eu adorei a pista. Caí três vezes, mas dei muita risada, fiz muito exercício e estou saindo muito cansada da pista”, disse Amanda Nataly de Carvalho, de 5 anos. “O começo é bem difícil e acho que levei uns quatro ou cinco tombos, mas depois que peguei o jeito deu até para arriscar umas manobras. Espero conseguir patinar com mais velocidade da próxima vez e, com sorte, não cair na pista”, disse Luis Felipe das Chagas, de 8 anos.

A expectativa é que aproximadamente 36 mil pessoas participem da ação. Todas as terças e quintas-feiras, até as 15h30, será realizado atendimento preferencial para alunos das escolas municipais de Curitiba e dos projetos e programas da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

A instalação da pista de patinação faz parte do projeto Curitiba Capital do Inverno, que busca aproveitar o fato de que a cidade é a capital brasileira que apresenta a temperatura mais baixa durante o inverno para movimentar o turismo local e estimular a população a conhecer e praticar esportes típicos deste período

Ecologia – Um dos grandes diferenciais da pista de patinação no gelo do projeto Curitiba Capital do Inverno é que ela é ecologicamente correta, utilizando um gelo sintético que não necessita de água e nem precisa de sistema de refrigeração e de altos gastos de consumo elétrico.

Pista de patinação no gelo Curitiba Capital do Inverno
Data: 09/08 a 09/09
Inscrição: doação de lata de leite em pó
Informações: 3350-3715