Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Ficou pronto

Parque da Barreirinha ganha luminárias mais altas para impedir vandalismo

13/02/2019 15:40:00

Recanto coberto por matas nativas e lar de animais de várias espécies que vivem livremente, o Parque da Barreirinha, na região Norte de Curitiba, passou por uma completa revitalização do seu sistema de iluminação. A Prefeitura, por meio do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, investiu mais de R$ 180 mil para retirar 48 postes e luminárias decorativas frequentemente vandalizadas e instalar no lugar 62 novas e mais potentes luminárias. A obra foi concluída nesta terça-feira (12/2).

De acordo com o arquiteto e urbanista Thales Sinhorini, que no Departamento de Iluminação responde pela gestão do contrato da obra realizada no parque, as novas luminárias foram instaladas em postes de seis metros de altura para dificultar o ataque dos vândalos. “Além dos postes mais altos, para garantir o bom funcionamento do renovado sistema de iluminação do parque investimos numa rede de energia mais robusta, com cerca de 1.600 metros de dutos e mais de 5.000 metros de cabos”, conta Sinhorini.  

Composta por araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate, a área verde do Parque da Barreirinha auxilia de forma determinante na qualidade do ar de toda a região e atrai visitantes, que também vão ao local para aproveitar churrasqueiras, play-ground e outros equipamentos de lazer. “Como o parque é fechado durante a noite, acredito que a nova iluminação trará mais segurança e inibirá as ações que danificam o espaço que é de todos, é muito bonito e merece ser preservado”, disse Sinhorini, que, nesta quarta-feira (13/2), vistoriou o parque na companhia do fiscal da Secretaria de Obras, Edson Francisco dos Santos.

Parque Tanguá

O Parque Tanguá, entre o Pilarzinho e o Taboão, também está recebendo obras de iluminação. Um dos cartões-postais da capital paranaense, o local contará com a renovação de 98 postes, entre eles 11 ornamentais, e de 180 luminárias, sendo 161 de LED. O recurso estimado para a obra é de R$ 370 mil.

Parque Tingui

Um dos exemplos de obras de iluminação já concluídas está no Parque Tingui, no bairro São João. Os 4,5 mil metros da pista de caminhada estão mais iluminados. Foram instalados 226 postes e luminárias com lâmpadas de LED de 60 watts.

Além da pista de caminhada que contorna todo o parque e o Memorial Ucraniano, o estacionamento recebeu nove postes, seis duplos e três simples, com luminárias de LED de 75 watts. A melhoria da iluminação era uma reivindicação dos usuários do parque.

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484