Parque Barigui recebe 640 curitibinhas para aula de campo

05/12/2018 14:37:00

Foi um dia de muito aprendizado e diversão para 640 estudantes de 12 escolas municipais das regionais Tatuquara e Santa Felicidade. As turmas participaram nesta quarta-feira (5\12), de uma aula de campo no Parque Barigui e se revezaram em atividades lúdicas e práticas educativas em meio a natureza.

Os meninos e meninas aproveitaram o dia quente e ensolarado e o espaço aberto para jogar bola, soltar pipa, andar de perna-de-pau, brincar nos brinquedos inclusivos e participar de dezenas de jogos e brincadeiras.

Dezenas de estações de lazer foram montadas no gramado, à sombra das árvores, próximas ao lago, nos Jardins do Mel, com dinâmicas e uma programação planejada pela equipe do Programa Linhas do Conhecimento. A Bruxa Beth, da Casa Encantada do Bosque Alemão, fez sessões de contação de história.

Foi o encerramento das atividades do ano do Linhas na Praça, uma proposta pedagógica que faz dos parques e praças ambientes para múltiplas aprendizagens. Uma das lições do dia foi fazer novas amizades e interagir com crianças de escolas diferentes.

Já foram realizadas nove edições desta rota, em praças e parques, envolvendo unidades escolares de todas as regionais. “Buscamos desenvolver o olhar para a cidade como espaços de interações e desenvolver a cultura da convivência nos espaços ao entorno das unidades”, disse a gerente do Programa, Scheilla Maria Orlosqui.

As crianças aprovaram a iniciativa e aproveitam cada segundo da aula divertida e instigante. “Eu amei esse lugar que era o meu sonho conhecer”, contou o estudante Kaio Gustavo Maia, 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal Newton Borges dos Reis, no Tatuquara.
Ônibus
Foram mais de 30 quilômetros percorridos desde que saiu da escola no extremo sul da cidade até chegar ao Barigui, no ônibus que faz o transporte para as atividades do programa Linhas do Conhecimento. “Vi tanto lugar bonito no caminho, mas quando eu cheguei no parque tudo ficou mais lindo. Tem rio, tem bichos e os amigos para brincar”, disse Kaio.

Izabelle Paixão, 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal Jardim Santos Andrade, em Santa Felicidade, aproveitou a oportunidade para aprender a andar de perna-de-pau. “É divertido e gostoso aprender a fazer algo diferente”, contou a estudante.

As amigas Layla Victoria Peres, 8 anos, e Myrella Correia Teixeira, 8 anos, estudantes da Escola Municipal Joana Raksa, no Tatuquara, também estiveram pela primeira vez no Barigui. “Eu já tinha visto na televisão, mas é longe, então eu não tinha vindo ainda. É lindo e bom para a gente relaxar, tem muita paz”, disse Layla. A colega também aprovou. “Tem muita coisa para fazer e aproveitar. Foi um dos melhores dias de aula”, disse Myrella.

Participaram da aula de campo no Bariqui turmas de estudantes das escolas municipais Professora Joana Raksa, Newton Borges dos Reis, CEI AnTônio Pietruza, Rio Bonito, João Amazonas, Vila Zanon Professora Érica Plewka e Dona Pompília, da regional do Taquara.

De Santa Felicidade participaram os estudantes das escolas municipais João Stival, Walter Hoerner, Jardim Santos Andrade e Pedro Dallabona.

Consciência urbana
Desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Educação o Programa Linhas do Conhecimento fortalece a consciência urbana, a sustentabilidade, o sentimento de pertencimento aos espaços públicos e a identidade cidadã. Participando de aulas de campo e práticas pedagógicas as crianças, estudantes e professores exploram e conhecem a cidade.

Além da rota em parques e praças, o programa desenvolve aulas de campo em teatros, museus, memoriais, cinemas, espaços culturais, casas lares, institutos e no entorno das unidades escolares. Desde que foi lançado, em março de 2017, foram realizadas 1.401 ações, envolvendo mais de 70 mil estudantes e 7.510 professores.

Cada proposta segue um roteiro pedagógico, elaborado pela equipe do programa, a partir da articulação com os currículos da educação infantil e do ensino fundamental. São práticas que contemplam os pressupostos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os planejamentos das aulas de campo estão disponíveis no portal Cidade do Conhecimento e podem ser utilizados por professores de outras redes de ensino, como escolas do Estado e as privadas.

Para o próximo ano, novas rotas e propostas serão incorporadas. Entre elas, aulas de campo no Museu de Arte Indígena, Memorial do Rio Iguaçu, Museu do Saneamento, Parque Lago Azul e Horto da barreirinha, além dos locais que já atendemos.