ComCuritiba

Palestras preparam realização da Conferência Municipal da Cidade de Curitiba

15/04/2013 19:00:00

Para planejar as grandes cidades é preciso levar em conta os aglomerados metropolitanos. A afirmação é de Olga Lúcia Firkowiski, Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, durante a palestra de abertura do Seminário Preparatório da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba. O evento, realizado nesta segunda-feira (15) no Auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR), contou com a participação de cerca de 200 pessoas.

A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (ComCuritiba), que está sendo organizada pelo Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), será realizada nos dias 10 e 11 de maio de 2013.

Durante a palestra, Olga diferenciou a Região Metropolitana de Curitiba, composta por 29 municípios, daquilo que ela define como “conglomerado metropolitano”, formado por Curitiba e os dez municípios mais próximos, que junto com a capital somam 2.939.141 habitantes (IBGE- 2010). São eles: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

“Temos de olhar a cidade para além de seus limites políticos e considerar sua real dimensão. Para evitarmos um colapso no futuro, é preciso que o planejamento urbano, assim como as políticas de habitação, levem em conta todo o aglomerado urbano de Curitiba”, destacou Olga. A professora também lembrou que o primeiro desafio desse grande conglomerado diz respeito ao transporte coletivo. “Enquanto não tivermos uma autoridade metropolitana constituída, cabe, sim, ao governo do estado a responsabilidade pela integração do transporte coletivo”, opinou.

A integração dos aglomerados metropolitanos afeta grande parte da população do país já que, na atualidade, 85% dos brasileiros vivem em cidades. E pelo menos 40 milhões de pessoas habitam as 15 maiores aglomerações urbanas do Brasil – entre elas está Curitiba.

Políticas Públicas

A necessidade de desfragmentar as políticas urbanas foi o tema da segunda palestra do Seminário, realizada pelo arquiteto e urbanista Luiz Antônio Constante, chefe do Serviço de Planejamento da Prefeitura de Joinville e Conselheiro Nacional das Cidades. “Para conseguirmos melhores resultados, é preciso desfragmentar as ações e enfrentar os problemas urbanos de forma integrada. Para fazer isso, precisamos atingir não apenas os movimentos sociais mas também aqueles segmentos da sociedade que ainda não estão organizados”, afirmou Luiz Constante.

“As contribuições dos palestrantes são fundamentais não apenas para esta 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba que estamos preparando, mas também como reflexão para o processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba, que deverá ocorrer em 2014”, destacou Luiz Fernando Braga, Supervisor de Planejamento. “Este tipo de evento tem tudo a ver com essa nova etapa da administração de Curitiba que tem o diálogo e a reflexão como elementos fundamentais”, destacou o presidente do IPPUC Sérgio Póvoa Pires.

5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (ConCuritiba)
Dias 10 e 11 de maio de 2013
No Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rua XV de Novembro, nº 1299, e Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação, situado à Rua Dr. Faivre, 398, Centro.
As inscrições podem ser realizadas pelos sites da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) e do Concitiba (http://concitiba.ippuc.org.br/comcuritiba5) até o dia 17 de abril.