Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Fotografia

Olhar Curitiba retrata a fé durante a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário

30/11/2018 14:22:00

Curitiba é uma cidade que vive a história. A capital paranaense é conhecida pela sua grande influência da colônia de imigrantes italianos, poloneses, ucranianos, alemães, entre outros europeus que vieram para cá construir uma vida no novo mundo. Mas a cidade também recebeu um grande fluxo de afrodescendentes que vieram para cá como escravos e ajudaram a construir Curitiba.

Nesta edição o Olhar Curitiba traz uma galeria com imagens feitas pela fotógrafa da Prefeitura, Lucilia Guimarães, da popular lavação das escadarias da Igreja do Rosário, no bairro São Francisco. A festa, que acontece o dia da Consciência Negra (20/11), tenta preservar a história dos afrodescendentes na cidade. No último dia 18, diversas pessoas se reuniram para prestigiar e celebrar a fé.

O evento é uma das referências mais importantes na manifestação da defesa racial no Sul do País. E para a fotógrafa, registrar os detalhes do ritual serve para eternizar esse momento que é a representação da força histórica de Curitiba e a preservação de seu passado.

A capital paranaense é geralmente referenciada aos povos europeus que vieram para cá. E apesar da grande contribuição desses povos, é importante também lembrar que os negros ajudaram muito com a construção de Curitiba. É como conta o assessor da Prefeitura para Promoção da Igualdade Racial, Adegmar Silva (Candieiro), “nosso município também contou com uma participação importante e significante do negro durante a história de Curitiba”.

A festa para Lucilia também contribui para promover a liberdade religiosa e o respeito aos mais diversos credos. "Eu gosto dessa interação entre os mais diversos tipos de pessoas que se juntam em um lugar para promover a fé", conta. E para Candieiro, é gratificante reconhecer a história da população negra que contribui para construir a Curitiba de hoje. "Os negros são uma etnia que fundou Curitiba e é importante remontar a história cultural da cidade", afirma.

Centro Histórico

O Centro Histórico abriga museus, galerias, memoriais e construções do século passado, que enfeitam o caminho dos curitibanos que transitam pelo local e encanta os olhos dos turistas. Veja mais na galeria de fotos da fotógrafa Lucilia.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484