Planejamento urbano

19/03/2014 09:43:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Oportunidade de interação fez a diferença, segundo dona de casa

Baixe o Flash Player.

A população de Curitiba está sendo chamada para participar de oficinas nas regionais da cidade para discutir a revisão do Plano Diretor. Até dia 4 de abril serão dez oficinas – nas nove administrações regionais da cidade e outra no bairro Tatuquara – e após estão sendo organizadas audiências públicas para esta discussão.

As oficinas foram organizadas com o objetivo de capacitar a população para participar da revisão do Plano Diretor; identificar a percepção atual da comunidade sobre a cidade e sua Regional; e detectar a visão da comunidade a respeito da cidade e da Regional que desejam.

Na primeira oficina, realizada segunda-feira (17), na regional Santa Felicidade, aproximadamente 120 pessoas participaram, entre essas representantes de diversos segmentos da comunidade. Os participantes receberam informações a respeito do assunto e também sobre os mecanismos de participação popular nas diversas etapas de revisão do Plano Diretor.

Na segunda fase da oficina, divididos em dez grandes grupos, os moradores de Santa Felicidade fizeram um levantamento coletivo da situação atual da Regional, com suas características, qualidades, problemas e possíveis soluções. No retrato traçado pelos moradores, foram apresentadas demandas em relação à melhora da mobilidade e novos atrativos para que os turistas permaneçam mais tempo no bairro que oferece um circuito gastronômico. Também foram levantadas questões relacionadas à moradia popular, criação de áreas de lazer para jovens,atendimento de saúde e conservação das áreas verdes.

De acordo com o supervisor de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Oscar Schmeiske, a oficina alcançou os quatro objetivos desejados: capacitar a comunidade para participar da revisão do Plano Diretor, colaborar com o diagnóstico da cidade, ajudar a identificar “A Cidade que Queremos” e exercitar o debate democrático. “O retrato da Regional traçado pela comunidade, que vive ali o seu dia a dia, oferece um panorama que orienta as decisões técnicas dos profissionais do Instituto”, relata Oscar Schmeiske, responsável pela organização das oficinas.

Participação

Fazer parte do processo de revisão do Plano Diretor deixou os presentes à oficina satisfeitos. “Essa é uma atitude pioneira da Prefeitura Municipal de Curitiba que precisa ser valorizada. Estou muito feliz por participar”, destacou Terezinha Vareski, proprietária de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), com 36 mil metros quadrados, e presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba (APAVE). Rosenilda de Paula, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Santos Andrade, também gostou da experiência. “É uma grande satisfação ser ouvida pelo poder público”, disse.

Na opinião da administradora regional de Santa Felicidade, Maria José Serenato, o evento teve grande representatividade da comunidade e foi muito produtivo. “Além de receber muitas sugestões, aprendemos muito sobre a dinâmica da comunidade. Por outro lado, a capacitação forma o cidadão para o exercício pleno da democracia”, disse Maria José Serenato. “Estamos muito felizes com esse primeiro resultado. Apesar da chuva intensa do final da tarde, a comunidade compareceu e participou com muita disposição e alegria. Cada uma das pessoas presentes colaborou para construir a sua história e a história de nossa cidade”, celebrou o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Preparação

Essas oficinas vêm sendo preparadas desde setembro de 2013. Mais de 700 pessoas foram treinadas, em sua maioria servidores públicos que atuam junto às Regionais. Dessa maneira, além de estarem habilitados a participar das atividades relacionadas à revisão do Plano Diretor, esses servidores também se tornaram multiplicadores desses conhecimentos.