Vale do Pinhão

Novos coworkers do Worktiba começam a trabalhar no dia 30

24/05/2018 16:33:00

Os 28 projetos selecionados para ocupar o Worktiba Barigui começam a ser executados no próximo dia 30. Os projetos foram selecionados por edital público lançado em maio deste ano. Foram mais de 100 inscrições e, ao final do processo de seleção, classificadas ideias de 54 empreendedores.

Os ocupantes do Worktiba, o primeiro coworking público do Brasil, terão à disposição infraestrutura completa e gratuita para o desenvolvimento do negócio. Eles contarão com acesso à internet de fibra ótica, computadores, biblioteca, mesas de trabalho e reunião e estrutura para palestras e projeções.

O apoio para o desenvolvimento e as conexões entre diversas soluções e setores de trabalho formam o ambiente de inovação do Worktiba, criado pelo prefeito Rafael Greca e executado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). O coworking ocupa um espaço com móveis e equipamentos que eram subutilizados pela administração pública, no Parque Barigui.

“O maior valor de um coworking é que todos colaboram e crescem em conjunto”, disse Antal Varga, criador da startup Zero Perda Treinamentos Gerenciais. Varga é um dos selecionados para ocupar o Worktiba. “Minha expectativa é que estas 'colisões' se multipliquem pelo menos 30 vezes, gerando colaboração e crescimento para cada um”, comentou.

No espaço também são usados móveis de pallets - estruturas de transporte subutilizadas e muitas vezes descartadas. Os móveis produzidos com esses materiais representam uma economia de até 70% em relação aos móveis convencionais de MDF e MDP.

“O Worktiba é uma ideia do prefeito Rafael Greca que vem para conectar pessoas e ideias, desenvolver tecnologia e inovação em um ambiente criativo e ao mesmo tempo profissional, que requalifica estruturas públicas até então subutilizadas pela gestão para promover esse desenvolvimento”, comenta Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Imap.

O próximo coworking público da Prefeitura será instalado no bairro São Francisco e o edital público de ocupação do espaço deve ser aberto nas próximas semanas.