Obras nos bairros

Novas pontes facilitam mobilidade para moradores da Regional Boa Vista

16/10/2018 15:39:00

Curitibanos que moram nos bairros da Regional Boa Vista deram adeus ao isolamento. Duas pontes de concreto construídas pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), garantiram a ligação da região com os demais bairros da capital e com a região metropolitana.

Estas obras estruturais trouxeram mais qualidade de vida para uma população estimada em 270,5 mil pessoas, segundo dados do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A regional é formada pelos bairros Boa Vista, Bairro Alto, Bacacheri, Tingui, Atuba, Santa Cândida, São Lourenço, Barreirinha, Pilarzinho, Taboão, Abranches e Cachoeira.

“Estamos fazendo obras importantes na cidade e ainda podemos dizer que somos uma Prefeitura em dia. Em dia com os pagamentos dos nossos servidores, dos nossos fornecedores, uma Prefeitura que respeita os contribuintes e que, principalmente, respeita o seu Orçamento”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

Ligação com Colombo

Uma dessas pontes de concreto foi erguida sobre o Rio Atuba, na divisa entre Curitiba e Colombo. O trabalho já foi concluído pelas equipes do DER e da Secretaria de Obras Públicas. A ponte tem um vão livre de 15 metros e liga as ruas Sebastião Gonçalves Pinto, em Curitiba, e Valentim Stempinhack e Theodoro Prazmoski, em Colombo.

A antiga ponte de madeira que ficava no local foi interditada em julho de 2014 e passou a funcionar somente como passagem para pedestres, pela fragilidade estrutural. Em 2016, porém, um motorista de caminhão não respeitou a interdição e destruiu a ponte ao cair no rio.

Mas agora tudo isso ficou no passado. "Isso foi o presente do ano. Com a ponte de concreto, o ganho para a comunidade foi imenso. Os bairros mereciam", resumiu Adriano Ribas, que atende 120 crianças no projeto social Nova Terra, em Colombo, bem perto da ponte.

Ponte mais larga

No Santa Cândida, na Rua Aleixo Schluga, no cruzamento com as ruas Izidoro Mário Paul e Patativa, sobre o Córrego Jardim Cruzeiro do Sul, a Prefeitura e o DER construíram uma segunda ponte, dessa vez com vão livre de seis metros. Foram usadas 20 vigas pré-moldadas de 4,5 metros cada.

A nova estrutura em nada lembra a antiga ponte de madeira, que demandava constante manutenção. Além de solidez e o ganho com a urbanização do local, a nova ponte é mais larga, tem dez metros de largura e sete metros de extensão. E há uma passagem de pedestres em cada um dos lados, dando mais segurança para todos que transitam por ali.

Os moradores aprovaram a obra. "Ficou acima do esperado. A ponte de madeira era bem simples e esta é uma ligação importante. Aqui passam muitos caminhões", avaliou o comerciante Juarez Moreira dos Santos trabalha na Rua Aleixo Schluga.

Casa nova, vida nova

Além da mobilidade urbana, a Prefeitura também atuou em outra frente sensível especialmente para famílias de baixa renda: a moradia popular. Em junho deste ano, a Cohab entregou as últimas das 125 unidades do Moradias Faxinal, no bairro Santa Cândida, concluindo o empreendimento que estava parado desde 2015. As casas deveriam ter sido concluída na gestão anterior, que perdeu da Caixa Econômica Federal o financiamento para as obras.

Em 2017, a atual gestão resgatou o projeto, para o qual algumas famílias já haviam sido transferidas, e os recursos para a Cohab (Companhia de Habitação de Curitiba) finalizar o empreendimento.

E assim um novo ciclo de vida começou primeiro para 26 famílias, que puderam mudar para as casas novas em março. E em junho deste ano, mais 19 famílias saíram da beira do Rio Atuba para as casas novas, com a conclusão total da obra interrompida.

“Em seis anos que morei aqui tive vários problemas. Quando chove forte o rio transborda, a água invade as casas e a gente perde tudo. Só guarda-roupa, troquei três vezes”, o balconista Robson Caetano Ribeiro Sales, cuja família foi a última do grupo a deixar a beira do rio, onde viviam em condições precárias e irregulares. “Com a casa nova da Cohab a vida da minha família vai melhorar muito, chega de problemas. Estou feliz da vida!”

Curitibinhas

A Prefeitura também não descuidou dos curitibinhas da Regional Boa Vista. Este ano, as obras do CMEI Vila Nori, paralisadas pela gestão passada, foram retomadas. O prefeito Rafael Greca destinou R$ 2,64 milhões para a conclusão do CMEI. Se a chuva não atrapalhar o cronograma, as obras físicas deverão ser concluídas ainda neste ano.

Depois de concluída a obra, a Secretaria Municipal da Educação poderá equipar o local e iniciar o processo de organização de pessoas que comporão as equipes pedagógica e de apoio para, então, dar início ao atendimento à população.

O CMEI Vila Nori oferecerá 150 vagas e, quando entrar em funcionamento, receberá parte das crianças da comunidade que atualmente frequentam outras unidades da região.

Na área social, a Prefeitura constrói o CRAS Bairro Alto. O Cras funciona como porta de entrada para o cidadão obter atendimento social nos municípios.