Nova iluminação cênica valoriza arquitetura do Teatro Paiol

17/10/2011 08:51:00

O Teatro Paiol, no Prado Velho, ganhou nova iluminação cênica que destaca a arquitetura da antiga construção de 1874. Um novo sistema de refletores, com jogo de luzes especiais, valoriza a fachada do teatro, antigo paiol de pólvora do Exército Brasileiro.
“A nova iluminação cênica do Teatro do Paiol faz parte de um pacote de melhorias em monumentos e espaços públicos, visitados pela Linha Turismo, que valorizam o turismo noturno da cidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

São 26 refletores especiais, com potências diferenciadas de lâmpadas, que ressaltam a curva do imóvel. O projeto luminotécnico usa feixes de luzes que permitem ver os contornos do prédio, uma construção circular, anteriormente utilizada pelo Exército Brasileiro como arsenal de pólvora e munições. “Um dos objetivos da nova iluminação é que as pessoas possam ver o Teatro à distância, podendo apreciar a beleza arquitetônica, integrada ao espaço ao redor”, disse o diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins.

Refletores – Novos nichos especiais abrigam refletores na praça ao redor do Teatro. Foram colocadas lâmpadas de vapor metálico, que refletem luzes brancas, que dão mais profundidade e destaque às formas. Na entrada do Teatro, foi criada uma iluminação especial, que valoriza a entrada dos espectadores. Outro destaque é a série de refletores nos telhados, que acompanham as telhas que formam uma onda, realçando os detalhes.

O Teatro do Paiol é um dos pontos culturais mais conhecidos de Curitiba. Em 1971, após ter sido paiol de pólvora e depósito de asfalto, um projeto do arquiteto Abrão Assad deu ao espaço as características de espaço cultural, para 225 espectadores. Quando foi inaugurado, em 27 de dezembro de 1971, o espaço contou com a presença dos artistas Toquinho, Marília Medalha e Vinícius de Moraes, que batizou o espaço com uma dose de uísque e compôs em sua homenagem a canção Paiol de Pólvora.

Linha Turismo - O uso de iluminação cênica não é novidade na cidade. Está presente em diversos pontos como os portais do Passeio Público e de Santa Felicidade, Memorial Árabe, Praça do Japão, Largo da Ordem, Paço Municipal, Igreja do Guadalupe, Parque Tanguá e, recentemente, o Parque Barigui. Agora, o objetivo é ampliar o número de locais com este atrativo.

A Prefeitura está fazendo a instalação de iluminação cênica em pontos que fazem parte do roteiro da Linha Turismo: Jardim Botânico; Marco Zero, na Praça Tiradentes; Praça do Batel; Bosque João Paulo II; Leão Alado, no Largo da Ordem; Praça 19 de Dezembro; Praça Los Angeles, no Seminário (no final da avenida 7 de Setembro), Paço Municipal e Parque Tanguá.