Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretaria Municipal da Comunicação Social


Orquestra de Câmara apresenta compositores russos


Publicado em: 12/08/2011 11:14:00

Em concerto neste fim de semana, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta um repertório exclusivo de música erudita russa de três diferentes épocas. Para executá-lo, a Orquestra traz como convidados a maestrina carioca Danielle Lisboa, regente titular da Orquestra de Toronto, no Canadá, e os instrumentistas Andréa Campos, Priscila Vargas (violinos) e Davi Sartori (piano e cravo). As apresentações acontecem sexta-feira (12), às 20h, e sábado (13), às 18h30.

O concerto começa com a execução de uma obra atual – “Orações de Outono” –, escrita em 2009 pelo compositor Yuri Abdokov (1967). A segunda peça é o Concerto Grosso nº 1 para dois violinos, cravo, piano e cordas, considerada a obra-prima de Alfred Schnittke (1934-1998), o compositor mais importante que surgiu na Rússia após a Segunda Guerra. A obra, escrita em 1976 e 77, se enquada no chamado pós-modernismo musical e consta no repertório de grupos do mundo inteiro.

Para encerrar, a Oquestra tocará a Sereneta para Cordas em Dó Maior, do mais famoso compositor russo de todos os tempos, Piotr Tchaikovsky (1840-1893). Homossexual, Tchaikovsky sofreu com o preconceito e com inúmeras desilusões amorosas. A difícil experiência de vida resultou na criação de músicas altamente emotivas, dramáticas e carregadas de sentimentos. A sua Serenata em Dó Maior é hoje considerada uma das composições mais marcantes do final do período romântico (fins do século 19).

Três mulheres são convidadas para executar esse programa especial. Danielle Lisboa atua hoje no Canadá, depois de estudar e reger orquestras nos Estados Unidos. É sempre chamada a realizar cursos e seminários, difundindo a música clássica, em especial a música erudita brasileira. Foi premiada em inúmeros concursos nacionais e internacionais, com destaque para o Concurso da Fundação Oriente para Jovens Regentes (Portugal) e Schissler Conducting Prize (EUA). A chefe dos segundos violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Andréa Campos, e Priscila Vargas, curitibana, que atualmente estuda em Basel na Suíça, são as solistas da obra de Schnittke. O pianista Davi Sartori, músico curitibano que transita pela música erudita e poular, completa o grupo de instrumentistas, tocando piano e cravo nesta mesma composição.

Com este concerto, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, grupo artístico da Fundação Cultural de Curitiba, inicia a agenda de concertos do segundo semestre. A Camerata Antiqua, a Orquestra de Câmara e o Coro da Camerata, com direção artística de Wagner Polistchuk, farão nove concertos até dezembro. No próximo (dias 26, 27 e 28 de agosto), a Camerata apresenta o Réquiem de Mozart em homenagem à cantora Neyde Thomas, que faleceu no último dia 1º de agosto.

Serviço:

Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Regência de Danielle Lisboa. Solistas: Andréa Campos, Priscila Vargas e Davi Sartori.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas e horários: dia 12 de agosto (sexta-feira), às 20h, e dia 13 de agosto de 2011 (sábado), às 18h30.
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50
Informações: (41) 3321-2840
 


Notícia impressa em: 14/12/2018 02:12:26

(c) Prefeitura Municipal de Curitiba - www.curitiba.pr.gov.br