Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cidadania

No mutirão, teve saúde, esporte e diversão para os curitibanos

11/08/2017 18:36:00
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Quem foi no Ginásio de Esporte do Bairro Novo participar, nesta sexta-feira (11/08) do Mutirão da Cidadania pode aproveitar para participar de atividades esportivas, culturais e também  fazer testes rápidos de saúde. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promoveu brincadeiras para as crianças, como cama elástica, jogos gigantes, tênis de mesa e escalada. No palco do mutirão, a Fundação Cultural de Curitiba convidou talentos do bairro para se apresentarem, como a dupla Larissa e Layana.

Testes rápidos

Cerca de 100 senhas foram distribuídas para fazer os testes de saúde. “No mutirão, alcançamos mais gente interessadas em cuidar da saúde, o que ajuda a fazer a prevenção de doenças”, explicou Cláudia Maciel de Lima, enfermeira da Unidade de Saúde Osternack.  Foram ofertados testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV.

Jeferson Wiezbick, 26 anos, vendedor autônomo, morador do portão, foi para fazer a carteira de identidade (RG) e regularizar cadastro junto ao Departamento de Trânsito (Detran). Como tinha tempo, aproveitou para fazer os exames. “Deu tudo certo. É bom ter vários serviços num lugar só. Facilita a vida de todo mundo”, avaliou.

Jeferson só precisou ter um documento de identidade e assinar um termo de consentimento para fazer os exames rápidos. O teste, com o feito por Jeferson, consiste na coleta de sangue por meio de um pequeno furo no dedo. E a vantagem é que o resultado sai em meia hora. Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa passa por orientações e encaminhamentos para dar início ao tratamento.

Atividades de esporte e lazer

Mayara e Annalyne Monteiro, de 25 e 18 anos, levaram as irmãs caçulas, para aproveitar as atividades da Secretaria Municipal de Educação, Lazer e Juventude (Smelj). Carolyne e Louíse Monteiro, de 9 e 6 anos, brincaram no circuito de bicicleta e na cama elástica.

“Não tinha aula na escola delas hoje, então resolvemos vir aqui. Elas estão se divertindo bastante”, contou Annalyne.

A atividade preferida da pequena Louíse foi praticar a esgrima, coordenada pelo atleta olímpico Athos Schwantes, que é contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. “Fico feliz de trazer um pouco do meu esporte. O pessoal gosta e se diverte”, comentou Athos.

Cirurgia de castração gratuita

Um dos serviços mais procurados essa semana foi o cadastro para o Castramóvel, promovido pela Rede de Proteção Animal. Cerca de 300 pessoas colocaram seus animais na fila de espera para a cirurgia de castração, que é gratuita para os animais de beneficiários de bolsa-família ou serviços da Fundação de Ação Social (FAS).

Ivone de Oliveira Miranda, 64 anos, auxiliar de serviços gerais aposentada, levou o cachorro Bóris, que adotou há 3 anos, para fazer o cadastro. O cachorro gosta de sair para a rua e quase foi atropelado. “Eu não tenho dinheiro para pagar a castração, então decidi vir aqui. A cirurgia vai acalmar ele, estou profetizando”, brincou.

Mutirão

Parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, o Mutirão do Bairro Novo é o primeiro de uma série que será realizada em todas as dez regionais de Curitiba até o próximo aniversário da capital (em 29 de março de 2018).

São cerca de 130 serviços à disposição da população em diversas áreas, além de benfeitorias na infraestrutura realizadas nos três bairros da regional (Ganchinho, Umbará e Sítio Cercado).

Serviço

Mutirão da Cidadania do Bairro Novo

Clube da Gente – Entradas pela Rua Ourizona, 1.671, e pela Rua Marcolina Caetana Chaves, 150.

Sábado: 9 às 17 horas

Mais informações: (41) 3564-4641 ou 3298-6812.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484