Prefeito nos bairros

No Boqueirão, prefeito celebra o uso pleno da Rua da Cidadania

31/03/2017 17:29:00

O prefeito Rafael Greca esteve nesta sexta-feira (31/03) na Regional Boqueirão. Na Rua da Cidadania do Carmo oficializou a abertura do Telecentro, uma lan house pública, e inaugurou a nova estrutura da quadra de esportes. A entrega das obras se deu em um dia especial em que foi celebrado o casamento de 324 casais.
“A Rua da Cidadania do Boqueirão, 22 anos depois de sua inauguração, é revitalizada. Isso mostra o nosso acerto em ter promovido este projeto que já ganhou o Prêmio Habitat da ONU”, disse Greca.

Fechado há dois anos, o Telecentro, reaberto nesta sexta-feira, tem dez computadores ligados à internet e à impressoras. A utilização, gratuita, pode ser feita a partir de um cadastro simples no local. A lan house pública da Rua da Cidadania do Carmo fica no andar superior, na sala anexa à Casa da Leitura Wilson Martins, que também foi visitada pelo prefeito. Lá, Greca encontrou 33 crianças, com idades de 6 a 13 anos, alunas do Centro de Educação Infantil (CEI) Lar Dona Nenê, conveniado à Prefeitura.
Quadra esportiva

Para recuperar a quadra poliesportiva da Rua da Cidadania do Carmo, devolvida à população da região nesta sexta-feira, a Prefeitura investiu R$ 315 mil. A quadra, que apresentava buracos e rachaduras, teve o piso completamente substituído por um concreto de maior durabilidade e nivelado, que irá trazer mais segurança para a prática de atividades físicas e esportivas.

"A reforma da quadra permitirá a ampliação das atividades de esporte e lazer na Regional e aproxima a população dos serviços promovidos pela Prefeitura", disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa

No Centro de Esportes e Lazer (CEL) Xaxim, Greca acompanhou uma aula de judô de alunos da Escola Municipal Francisco Derosso que participam do Projeto Escola + Esporte = 10. As crianças são orientadas pelo professor faixa preta de judô Carlos André Kussumot, da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude.

Ainda no CEL Xaxim , o prefeito visitou um grupo de paratletas e anunciou a construção de um centro paradesportivo no local. “A quadra e o espaço serão reformados e adaptados para a prática paradesportiva nas mais diversas modalidades”, disse. O investimento, segundo o prefeito, será de R$ 1,2 milhão, uma parceria com a Rumo (antiga ALL).

Na sequência das visitas, o prefeito esteve na obra do Santuário Francisco de Assis, na Rua Francisco Derosso, 715, onde encontrou o padre Osni dos Anjos, pároco da comunidade. “Orientei a equipe do Ippuc para que elabore um plano de circulação viária que garanta a entrada e a saída dos fiéis em segurança”.

O prefeito determinou que o bosque ao lado do santuário também seja incorporado ao projeto e passe a contar com escadaria de acesso e uma imagem de São Francisco de Assis. De acordo com o padre Osni dos Anjos, no dia 14 de maio haverá a primeira celebração no Santuário.

Despoluição do Belém

O prefeito fechou o roteiro de visitas no Parque Náutico do Iguaçu, onde vistoriou as obras de dragagem na foz do Rio Belém.

“São obras de desassoreamento para evitar enchentes. A cor escura da água e da areia e o cheiro ruim que exala são porque ao longo do rio, desde a nascente no bairro Cachoeira até a foz no encontro com o Iguaçu, há 9.500 ligações irregulares de esgoto”.

Greca fez um convite à população para auxiliar na preservação dos rios da cidade. “Convocamos a cidade para a grande despoluição do Rio Belém. Juntos, vamos recuperar este rio”.